Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
22/08/2022 às 18h10min - Atualizada em 24/08/2022 às 00h06min

Livro retrata a importância da água na vida cotidiana

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
No sábado (20), a 21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto promoveu o lançamento do livro “Água Nossa de Cada Dia”. A atividade aconteceu no espaço Ambient de Leitura, instalado na Esplanada do Theatro Pedro II e contou com a presença dos idealizadores do projeto, representantes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e da empresa GS Inima Ambient.

Com uma proposta artística, a obra mostra as diferentes formas de   utilização da água no dia a dia da humanidade, como explica o publicitário Paulo Henrique Oliveira, um dos curadores do projeto que nasceu enquanto ele lia o livro “Água”, de Érico Hiller. “Levei essa ideia para a GS Inima Ambient e para a Fundação do Livro e Leitura e conseguimos fazer um projeto que mescla fotografias, poemas, crônicas e contos em torno da temática da água - não só de Ribeirão Preto, mas, também, de cenários internacionais”, revela.


Paulo Henrique Oliveira dividiu a curadoria da obra com a jornalista Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura. A escrita e a poesia gráfica são de autoria de Adriana Silva, jornalista, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação. Participam os fotógrafos Alexandre Marchetti, Alex Pazuello, Amdad Hossain, Cristiano Xavier, Enrico Marone, Érico Hiller, Jae Woon U, Joan Carol, Livia Rebehy, Luciano Candisani, Marcos Amend, Margi Moss, Renato Soares, Ricardo Feres, Sátiro Sodré, Sté Frateschi e Yousuf Tushar.

“A água impulsiona desenvolvimento, economias e culturas. Ela é a promessa de vida e a garantia da permanência da humanidade no nosso planeta. Despertar o olhar para a magnitude da água e para a potência que ela representa é a certeza de que é possível sim reinventar o curso de uma história que caminha para a crise hídrica”, comenta Adriana Silva.

Dulce Neves comentou que é uma alegria poder lançar uma obra com essa temática tão importante para a sobrevivência no planeta. O desafio, segundo ela, foi encontrar fotógrafos no Brasil e no mundo que trabalham com a temática. “Selecionamos fotos incríveis que foram poetizadas pela escrita”, acrescenta a presidente da Fundação, destacando o papel da feira sempre em abrir espaços para novos livros, projetando sonhos de seus autores. “Sonho que se sonha junto vira realidade”. 

O CEO da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, reforçou durante o evento a parceria de mais de 10 anos que a empresa tem com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto para a realização da FIL. Nesta 21ª edição, além da produção do livro “Água Nossa de Cada Dia”, surgiu a possibilidade da montagem de um espaço apropriado para difundir a leitura. “A partir da produção do livro, desenvolvemos o Ambient de Leitura aqui na praça, para que o público possa ter um espaço e desfrutar desta obra que ficou realmente  maravilhosa”, destaca o executivo.

Retorno da FIL

Paulo Roberto de Oliveira comenta que, apesar do mundo digital ter se efetivado na pandemia como um meio de socialização, a realização da 21ª FIL possibilita a comunicação presencial. “Essa volta da Feira do Livro, oportunizando ao público vir à praça para acompanhar a programação, é muito importante para que possamos voltar à realidade que sempre tivemos”, concluiu.

21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A FIL  teve início em 20 de agosto e vai até o próximo dia 28, de forma híbrida, ou seja, presencial em vários locais de Ribeirão Preto e com algumas atividades transmitidas ao vivo através da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento.

Essa 21ª edição, que tem o tema "Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira", conta com diversas atividades artísticas, literárias e culturais. 

A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas edições presenciais, a FIL recebe, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.

No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp