Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/02/2022 às 11h44min - Atualizada em 17/02/2022 às 13h00min

Kumon lista dicas para ajudar no retorno escolar

Volta às aulas mais leve e produtivo para crianças

DINO
http://www.kumon.com.br

Com a vacinação contra a Covid-19 avançando para crianças de 5 a 11 anos em várias regiões do país, a volta às aulas presenciais já se torna uma realidade cada vez mais próxima para muitas famílias. Os últimos dois anos foram desafiadores para todos, especialmente para crianças em idade escolar. Neste momento em que se projeta um retorno às salas de aula, um dos pontos mais difíceis para educadores, pais e alunos é construir o hábito do estudo diário, principalmente no lar.

"A criança que estuda um pouco todo dia em casa tem a oportunidade de desenvolver habilidades como: concentração, análise, interpretação de texto elaboração de hipóteses, além de ajudar a desenvolver a independência", ressalta Cristhiane Amorim, pedagoga e especialista em educação do Kumon.

Ainda de acordo com a especialista, "uma educação com uma base sólida não se faz rapidamente como em um passe de mágica. É construída com continuidade, rotina e persistência", comenta Cristhiane.

A rotina de estudos em casa precisa ser organizada. "Produza, junto com a criança, um quadro de atividades que contenha os dias da semana e os horários do dia, com um intervalo de uma hora entre as atividades propostas. Inclua todas as etapas: acordar, escovar os dentes, tomar banho, as disciplinas escolares que serão estudadas no dia, o horário do vídeo game, a brincadeira no playground, o esporte, até o horário de dormir. Ao final do dia faça o check list do que foi realizado e parabenize com muita alegria as atividades realizadas", diz Cristhiane.

Caso a criança não tenha conseguido cumprir alguma tarefa, os pais devem se colocar a disposição para escutar os motivos e colaborar com ela para a realização da atividade. A autonomia e independência são conquistas gradativas e diárias e precisam do apoio afetuoso dos pais e professores.

Os pais devem ampliar a comunicação com a escola neste início do ano letivo para estabelecer uma comunicação mais produtiva. "É importante saber a situação de estudo em que ele se encontra a criança e planejar estratégias para ajudá-lo nos desafios propostos", completa a pedagoga. É importante não deixar acumular conteúdos estudados, assim como manter organizada as atividades diárias propostas para o estudo no lar.

Para finalizar, respeitar o tempo de aprendizado da criança é fundamental. "Cada criança é um ser único e este reconhecimento deve ser levada em consideração no seu processo de estudo", finaliza Cristhiane.



Website: http://www.kumon.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp