Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
07/07/2021 às 11h03min - Atualizada em 07/07/2021 às 12h20min

No Dia Nacional da Ciência, pesquisadores de universidades públicas lançam centro para valorizar iniciativas científicas

Evento de lançamento ocorrerá às 18h desta quinta (8), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

DINO

Em 8 julho (quinta-feira) será celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data marca a importância da produção científica para o desenvolvimento do país e visa a estimular um número cada vez maior de pessoas para a prática da ciência. Neste ano, a data também servirá para o lançamento do SOU_CIÊNCIA.

"O momento é de muita preocupação, diante da maior crise sanitária do século. No mesmo dia 8 de julho, lançaremos o Centro SOU_CIÊNCIA, numa força-tarefa composta por pesquisadores de várias áreas do conhecimento e pertencentes a diversas universidades públicas brasileiras", destaca Soraya Smaili, coordenadora do SOU_CIÊNCIA, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entre 2013 e 2021 e membro do grupo fundador do ICArabe.

A missão do centro será conectar de maneira mais intensa universidade, ciência e sociedade, tornando o conhecimento produzido mais acessível e democratizado, a serviço do desenvolvimento social.

O centro SOU_CIÊNCIA tem como incumbência estudar e acompanhar a educação superior e a ciência produzida nas universidades brasileiras, em diálogo e conexão permanente com a sociedade. O centro terá o objetivo de elaborar diagnósticos e formular proposições para a sociedade e governos, além de alternativas para a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas implementadas nas universidades, identificando e analisando o papel social e o valor público das universidades na transformação da sociedade.

Além do corpo de 25 pesquisadores associados, o SOU_CIÊNCIA será composto por um conselho estratégico e um conselho científico, formado por renomados produtores de ciência do país. O centro terá o apoio da Fundação Tide Setúbal e outras fontes de financiamento, que viabilizarão a absorção de pós-doutores e estudantes de iniciação científica para conduzir, junto aos pesquisadores do centro, as atividades de pesquisa que se almeja implementar.


Serviço:

Lançamento do Centro SOU_CIÊNCIA

Dia 8 de julho, 18h

O ato será transmitido no canal do SOU_CIÊNCIA no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gXBQhXKySls

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp