Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/05/2024 às 07h53min - Atualizada em 28/05/2024 às 07h53min

Empresa europeia anuncia construção de estaleiro no Porto Central em Presidente Kennedy

Fábio Jordão

Fábio Jordão

Capixaba, formado em técnico em informática pelo Ifes, formado em Engenharia de Produção pela Faculdade Multivix

Por Fábio Jordão
 

O Porto Central, um dos empreendimentos mais aguardados da economia do Espírito Santo, anunciou nesta segunda-feira (27) a assinatura de um memorando de entendimento com a M.A.R.S., Europe A/S, subsidiária europeia da M.A.R.S., Inc. Especializada em projetos complexos e referência em reciclagem de navios, a M.A.R.S. planeja implantar um estaleiro de última geração em Presidente Kennedy.

Embora detalhes financeiros e a estimativa de empregos gerados ainda não tenham sido divulgados, a parceria representa um marco significativo para o desenvolvimento econômico e sustentável da região. Segundo a assessoria do Porto Central, o acordo de colaboração visa realizar pesquisas aprofundadas para avaliar a viabilidade e os benefícios potenciais do projeto no Litoral Sul capixaba.

"O memorando e a parceria com a M.A.R.S. fortalecem esse empenho para o estabelecimento de novos padrões de referência na indústria, demonstrando que o sucesso econômico pode, e deve, andar de mãos dadas com a responsabilidade ambiental e social", afirmou o Porto Central em nota oficial.

Transformação e Impacto

O projeto do estaleiro não se limita apenas à construção da infraestrutura necessária, mas também inclui instalações, serviços e programas de envolvimento comunitário. "Em termos de escopo e impacto, o estaleiro terá potencial para transformar e influenciar positivamente as áreas de influência direta e indireta", destaca a nota do Porto Central.

O Porto Central está sendo desenvolvido em uma área com mais de 20 milhões de metros quadrados, projetada para receber embarcações com calado de até 25 metros, o que permitirá acomodar os maiores navios do mundo. A estrutura portuária atenderá grandes empresas dos setores de petróleo e gás, mineração, agricultura, apoio à indústria offshore, além de estaleiros, terminais de contêineres e carga geral.

Modelo de Condomínio Portuário

O empreendimento segue o modelo de condomínio portuário, onde os empreendedores são responsáveis pela infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades, incluindo dragagem, quebra-mar, cais, píeres e vias de acesso. Os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e/ou terminais.

A estrutura robusta e a parceria com empresas de renome, como a M.A.R.S., posicionam o Porto Central como um hub estratégico para a movimentação de cargas diversas, como veículos, produtos siderúrgicos, coque de petróleo, soja, fertilizantes, carvão, GNL e rochas ornamentais.

Leia Também »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp