22/03/2019 às 08h45min - Atualizada em 22/03/2019 às 08h45min

Governo leiloa terminal no Porto de Vitória e pode amarrar ainda mais o projeto Porto Central

Depois que a empresa Vale comprou a Ferrous, podendo atrapalhar o projeto Porto Central, quem pode atrapalhar agora é o Governo Federal.

Um ano após o Governo assinar a liberação das obras do Porto Central, o planalto leiloa hoje(22) o terminal VIX30 no Porto de Vitória, na região metropolitana do Espírito Santo e mais três em Cabedelo, na Paraíba.


O VIX30 é um projeto greenfield, uma área nova, sem estrutura física, com prazo de arrendamento de 25 anos. A previsão de investimento é de R$ 128 milhões. A área a ser arrendada tem aproximadamente 74 mil metros quadrados e serve para movimentação de granéis líquidos (combustíveis).

Com a concessão dos terminais e a melhoraria na prestação dos serviços dos portos e redução dos custos logísticos, tende a diminiuir um pouco o gargalo logístico que o país possui atualmente. Não resolve, mas diminui com a melhoria dos processos.

Um gargalo menor, pode diminuir o interesse federal em incentivar a criação de novos portos pelo país, como por exemplo, o Porto Central. Uma outra situação muito negativa para o projeto, é que o Governo tende a leiloar vários outros portos pelo país.

Após o leilão dos vários terminais, a gestão passará para a iniciativa privada, que naturalmente irá aumentar a produtividade desses terminais e portos pelo país, diminuindo essa dificuldade logística do Brasil.
Fábio Jordão

Fábio Jordão

Capixaba, formado em técnico em informática pelo Ifes, formado em Engenharia de Produção pela Faculdade Multivix

Leia Também »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp