Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/09/2020 às 10h25min - Atualizada em 18/09/2020 às 00h06min

Brasil é o país com mais pessoas com quadro de ansiedade no mundo

Cerca de 6% dos brasileiros são afetados pela depressão e 9,3% sofrem com o transtorno de ansiedade em algum nível.

DINO
https://www.farmaciasempreviva.com.br/

Segundo dados da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), casos de ansiedade e estresse duplicaram em recorrência nos últimos seis meses. Não é coincidência que o mês de publicação da pesquisa marque também o sexto mês da implementação das medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Durante o estudo, 1.460 pessoas de 23 estados responderam ao questionário online entre os dias 20 de março e 20 de abril.

Mesmo que a situação tenha sido agravada pelo preocupante cenário de calamidade, o brasileiro já apresentava altos níveis de estresse e ansiedade de forma consistente há algum tempo.

Saúde mental do brasileiro

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 5,8% dos brasileiros são afetados pela depressão e 9,3% sofrem com o transtorno de ansiedade em algum nível.

Contrariando a crença popular, mulheres não são mais acometidas por ansiedade do que os homens, ambos os gêneros sofrem com o problema de igual forma. Além disso, não existe uma idade específica na qual os sintomas ficam mais evidentes, mas a hereditariedade atua como um importante fator no desenvolvimento do quadro.

É importante notar que, em situações extremas, estar ansioso é uma resposta fisiológica normal e não significa o desenvolvimento de uma doença psiquiátrica. Uma vez que os sintomas tomam proporções mais intensas, no entanto, é hora de se procurar ajudar para o problema.

Sintomas da ansiedade

Os sintomas do transtorno da ansiedade se configuram pela falta de um controle emocional generalizado. Além disso, esses sintomas tendem à manifestação em formas e intensidades diferentes. Dentre os sintomas mais comuns do transtorno de ansiedade, os seguintes são relatados com maior frequência:

- Reações físicas agudas, como falta de ar, palpitações e arritmias cardíacas;

- Sensação contínua de medo e inquietação, mesmo sem motivo aparente;

- Pensamentos intrusivos e incontroláveis de que algo ruim pode acontecer;

- Sudorese acentuada, principalmente na palma das mãos;

- Insônia;

- Falta de apetite ou ingestão de alimentos em excesso.

Transtorno da ansiedade: tratamento

A longo prazo, o transtorno da ansiedade pode desgastar, em grande medida, a saúde geral do indivíduo, corpo e mente. Por isso, tomar medidas para conter o quadro assim que os sintomas são percebidos é tão importante para reaver o controle emocional.

Em primeiro lugar, é imprescindível buscar ajuda especializada, como de um psicólogo ou terapeuta. Hábitos como a meditação e a prática regular de exercícios físicos também podem ajudar no controle dos sintomas de ansiedade. Além disso, o uso de extratos naturais e fitoterápicos é indicado, principalmente, para pacientes que não desejam utilizar fármacos no tratamento.

Dentre eles, destaca-se o Serenzo, composto por um extrato de polifenóis presente em cascas de frutas e Saffrin, um extrato de açafrão conhecido por controlar os níveis de ansiedade. Combinados, os compostos são capazes de agir na recaptação de serotonina e auxiliar no bem-estar geral do corpo.

Soluções para ansiedade podem ser encontradas na Farmácia Sempre Viva

A Farmácia Sempre Viva é uma farmácia de manipulação que está em atividade desde 2004, atuando de diferentes formas com o objetivo de proporcionar alívio duradouro para diversos problemas de natureza psicológica e fisiológica, dentre eles, a ansiedade.

Extratos naturais e fitoterápicos, especialidades da Farmácia Sempre Viva, podem ser extremamente úteis no combate dos sintomas de ansiedade, até mesmo os mais agudos.



Website: https://www.farmaciasempreviva.com.br/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp