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05/11/2015 às 12h40min - Atualizada em 05/11/2015 às 15h40min

Embaixador holandês e CEO do Porto de Roterdã visitam área do Porto Central em Presidente Kennedy

Fábio Jordão

Fábio Jordão

Capixaba, formado em técnico em informática pelo Ifes, formado em Engenharia de Produção pela Faculdade Multivix

Por Fábio Jordão

 

Representantes da Embaixada da Holanda no Brasil e o CEO financeiro do Porto de Roterdã, estiveram nesta quinta-feira (05) em Praia das Neves, litoral de Presidente Kennedy.

Liderados pelo embaixador Han Peters, visitaram pela manhã a área que será destinada ao futuro Porto Central, previsto para ser o maior terminal portuário privado do país.

Acompanhados dos CEO’s da TPK Logística e de representantes do governo do Espírito Santo e do município de Presidente Kennedy, eles visitaram a região litorânea onde será construído o empreendimento.

O CEO de Roterdã conheceu todo o projeto na área de construção, logística e transporte que foi apresentado pela TPK. Quanto a Prefeitura coube apresentar as futuras intervenções por parte do governo municipal, principalmente relativas às melhorias de vias de acesso ao empreendimento.

Para o representante da Prefeitura, José Augusto Paiva, a visita da comitiva a área do Porto Central foi de grande importância. “Demos garantias de nossas intervenções estruturantes e a continuação do diálogo entre Prefeitura, TPK Logística e Porto de Roterdã que têm know how em logística e transportes, com o propósito de reafirmarem os investimentos econômicos devido a construção do porto em nossa região”.

 

A manifestação de interesse de Roterdã e do governo Holandês é importantíssima nesse momento em que o governo do Estado conseguiu judicialmente a posse dos terrenos onde será construído o porto.

O empreendimento ocupará área de 20 milhões de metros quadrados e demandará investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, com a construção prevista para o segundo semestre de 2016.

Embora o início da construção do Porto Central esteja previsto para os próximos meses, a implantação total do projeto é de longo prazo, entre oito e dez anos.

Várias empresas de diferentes áreas que atuam no Brasil e em outras partes do mundo já manifestaram interesse em operar no Porto Central. A expectativa é que o projeto do superporto seja um importante indutor do desenvolvimento da região sul do Estado. 

O Porto Central tem como sócios o Porto de Roterdã, que será o gestor e operador do projeto, o governo do Espírito Santo, por meio de um de seus fundos e um grupo de investidores da TPK Logística (Polimix, Fiab Participações e Nova K).

 

 

Conheça o Porto Central

O Porto Central, que será construído em Presidente Kennedy, seguirá o modelo do Porto de Roterdã (Holanda) de porto-indústria. 

O terminal irá operar diversos tipos de cargas como: granéis líquidos (petróleo e derivados e produtos químicos), granéis sólidos (minério de ferro, carvão, ferro gusa), além de soja, milho, trigo e outros produtos agrícolas, fertilizantes e veículos.

O Porto Central também vai movimentar contêineres.

No terminal estão previstos 30 berços. A profundidade vai variar de 10 a 25 metros, o que vai permitir que o porto receba navios de grande porte.

Gestão

O Porto Central é um empreendimento internacional desenvolvido pela TPK Logística S/A, empresa brasileira, e o Porto de Roterdã.

Fases

O projeto prevê quatro etapas. O investimento previsto para a primeira é de R$ 1,5 bilhão.

Para as outras fases, será de cerca de R$ 5 bilhões.

Prazos

A expectativa é de que as obras tenham início no segundo semestre de 2016.

A operação do porto vai começar a partir de 2018.

Interesse
Empresas de grande porte que atuam no Brasil e em outros países já manifestaram interesse em operar no Porto Central. Óleo e gás, carga geral e contêineres são as áreas que reúnem maior número de interessados.

Empregos
Durante as obras, deverão ser criadas 4.700 vagas de empregos.

E na operação, esse número vai variar conforme a quantidade de empresas que se instalarem no porto. A expectativa é de que o número de postos de trabalho chegue a 3.500 na operação.

 

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