Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/07/2020 às 10h09min - Atualizada em 16/07/2020 às 10h12min

Dicas para montar um currículo e conquistar o primeiro emprego ou recolocação

Em época de pandemia, as estratégias para a montagem e envio de currículos sofreram mudanças.

DINO
https://www.vagaemprego.com.br/2020/07/15/dicas-para-montar-um-curriculo-e-conquistar-o-primeiro-emprego-ou-recolocacao/

Seja um experiente trabalhador com longos anos de carreira ou um jovem profissional que recém saiu da faculdade, há algo que ambos precisam ter em mãos quando o assunto é conquistar uma vaga de emprego: o currículo.

O currículo é, na maioria das vezes, a porta de entrada para a empresa que se tanto almeja trabalhar. Por meio dele é possível reunir as principais informações sobre as experiências profissionais, histórico acadêmico, títulos e premiações e, claro, os números e endereços para que a equipe de recrutamento e seleção entre em contato.

Se a pessoa está disposta a buscar uma nova oportunidade profissional, é preciso aproveitar para anotar as valiosas dicas para montar um currículo e conquistar o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho sugeridas a seguir.

Direto ao ponto
Um bom currículo profissional precisa ser objetivo. Esse, inclusive, precisa ser um campo de destaque no documento para que os Recursos Humanos compreendam em poucos segundos qual é o cargo de interesse. Por isso, logo abaixo do nome, números e endereços para contato, vale especificar em um campo chamado "Objetivo" qual vaga e/ou o setor está se candidatando.

Na ponta da língua
Por mais simples que seja o currículo, é preciso estar com o português em dia. É necessário tomar cuidado com erros de gramática, vícios de linguagem ou abreviações utilizadas na internet. Ao possuir dúvidas, deve-se consultar um dicionário ou portais eletrônicos. Alguns softwares atuais ainda apontam para a grafia errada das palavras e podem auxiliar nesse momento.

Verdade seja dita
Não se deve mentir ou inventar informações falsas em nenhuma circunstância. É um grande erro imaginar que acrescentar "cargos fantasmas" ou "títulos inexistentes" no currículo possa garantir a vaga de emprego.

Em determinado momento, a verdade pode vir à tona. Os recrutadores podem investigar se a pessoa realmente trabalhou onde indicou ou consultar as graduações que se formou e, se tudo não passar de uma mentira, o indivíduo vai ser dispensado na primeira oportunidade.

Correio eletrônico
Anos atrás só era possível entregar o currículo para uma empresa por meio da via impressa, no próprio local de trabalho. Hoje, no entanto, há outras maneiras de se candidatar a uma vaga de emprego e uma delas é através do correio eletrônico.

Sim, é possível enviar o currículo por e-mail. Muitas organizações e agências de emprego, inclusive, adotaram essa prática como sua principal fonte de seleção. O documento é o mesmo do redigido para impressão, contudo, ao enviar por e-mail o mais indicado é anexar o documento na mensagem.

No campo "Assunto" do e-mail, deve-se escrever o nome da vaga para a qual está se candidatando - ou inserir o código, quando informado pelas agências de emprego. Por fim, vale escrever algumas palavras de comprimento e agradecer pela oportunidade oferecida.

Além do currículo
Alguns profissionais somam em suas atividades trabalhos gráficos, visuais ou textuais que podem servir como uma amostra das competências e habilidades. Nesse caso, além do currículo é possível reunir esses trabalhos em um portfólio profissional.

No portfólio, o profissional pode apresentar projetos de design, protótipos de produtos, ensaios fotográficos, peças publicitárias, redações jornalísticas, entre outros artigos de destaque que valem a pena ser exibidos para os recrutadores.

O portfólio pode ser físico ou impresso, digital como um arquivo de PDF e apresentação de slides, ou ainda online, registrado em um site ou rede social. Se for um profissional criativo, pode-se escolher qual é o melhor modelo para o perfil ou profissão e criar o próprio portfólio.

Mais informações em: https://www.vagaemprego.com.br/2020/07/15/dicas-para-montar-um-curriculo-e-conquistar-o-primeiro-emprego-ou-recolocacao/



Website: https://www.vagaemprego.com.br/2020/07/15/dicas-para-montar-um-curriculo-e-conquistar-o-primeiro-emprego-ou-recolocacao/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp