Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/05/2020 às 15h58min - Atualizada em 04/05/2020 às 15h58min

Autora Kennedense dá dicas de leitura para a quarentena

Da Redação
Escritora Isa Colli trabalha na divulgação do livro Pássaro de Seda, indicado para crianças em alfabetização (foto: divulgação )

O isolamento social já está perto de completar dois meses e para enfrentar o período de confinamento sem traumas, é preciso criar estratégias e atividades de lazer entretenimento. A literatura, por exemplo, é uma ótima dica para crianças e adultos. É um momento propício para ler aqueles livros que estão há tempos na estante. É que tal aproveitar para reler grandes clássicos da literatura, de autores como Machado de Assis, José de Alencar e Lima Barreto?

Para a escritora Kennedense Isa Colli, a literatura também é um dos maiores tesouros que podem ser apresentados a uma criança, observando que cada livro tem um conteúdo indicado para determinada idade. 

“Como uma editora que tem o propósito trabalhar a literatura em conjunto com a Educação, a Colli Books valoriza e incentiva a leitura dos grandes clássicos. Claro que são livros mais densos, apropriados para os últimos anos do ensino fundamental e principalmente para o ensino médio. O ideal é apresentar os livros de acordo com a idade. Nossos títulos  da Colli Books preparam as crianças para essa caminhada literária, despertando o gosto pela leitura”, diz Isa. 

A literatura para cada idade 

Até os 3 anos

O ideal é escolher livros com imagens grandes e cores vibrantes. Nessa idade, os pequenos ficarão atentos à voz de quem lê a história. Por isso, capriche na interpretação, cante durante a leitura e faça brincadeiras para cativar o bebê ou criança. 

Sugerimos para essa fase os livros: “A Menina dos Cabelos de Alfenim”, da autora cearense Fabiana Guimarães e “Onde está o Rei?”, da escritora capixaba Isa Colli. 

Dos 4 aos 6 anos 

As ilustrações continuam sendo indispensáveis para esse período. Os contos de fadas e aventuras são gêneros atrativos. Escolha livros com poucas páginas e textos ampliados e espaçados.  

Nessa fase, a criança está aprendendo a ler e o os livros devem ser bastante lúdicos e até interativos para que ela possa vivenciar a história. 

Recomendamos para essa faixa etária os livros “Pássaro de Seda”, “Berta e Nina”, O sol que queria tomar banho de lua” e “O menino que descobriu as cores”. 

A partir dos 7 anos 

As crianças já leem sozinhas, têm maior foco e conseguem prestar atenção por mais tempo. Nessa fase, já é interessante oferecer histórias com mais texto. As crianças já entendem que as histórias tem começo, meio e fim. Vale apresentar livros que mostre a importância da amizade, preservação do meio ambiente, conteúdos relacionados ao alfabeto e sobre matemática. 

Nossas dicas são: 

“Luke, o macaco atleta”, “Ulisses no reino das letras douradas”, “Rio Grinalda”, “A nuvem Floquinho” e “Vivene e Florine e suas aventuras na Amazônia”, todos da escritora Isa Colli. 

A partir dos 9 anos

Os livros devem conter narrativas envolventes; conteúdos informativos que interessem as crianças; mais textos e menos ilustrações. Recomendamos  leitura de: “A Gata Penelope”, “O elefante mágico e a Lua” (bilíngue), ambos da autora Isa Colli e “E se fosse você?”, de Anete Lacerda. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp