Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
14/03/2015 às 11h13min - Atualizada em 14/03/2015 às 11h13min

Maresia pode causar problemas sérios no carro

Peças do motor e até os bancos podem ser danificados pela ação de água e sais minerais

Gazeta Online

Quem mora no litoral tem a grata vantagem de estar a um pulo da praia. Mas essa proximidade do mar pode trazer alguns efeitos nocivos aos carros, como ferrugens na lataria e em peças do motor, causados pela maresia. Peças como a suspensão, amortecedor, estabilizador e todas as partes que têm ferro podem ser atingidas e seriamente danificadas.


Os danos acontecem porque a maresia – aquela fina névoa de água salgada – acelera a formação da ferrugem por ser composta por água e vários sais minerais, facilitando a oxidação. Os bancos também precisam de cuidados, pois o fenômeno favorece o aparecimento de mofo.
 
Segundo o dono de oficina Bruno Provedel, nos dias de hoje é raro receber carros com problemas sérios causados pela ferrugem. Isso porque, a partir da década de 80, os fabricantes passaram a tratar as peças da funilaria com produtos químicos anticorrosivos, o que diminuiu em 90% o número de veículos com problemas decorrentes da maresia. 

Ainda assim, ele afirma que é necessário cuidados básicos para evitar ferrugens e corrosões. “Toda vez que o veículo tiver contato com areia e água do mar, ou mesmo materiais de alta corrosão, como produtos químicos e esterco animal, ele deve ser lavado com produtos adequados especificados pelo fabricante”, explica. 

Outro cuidado importante é com a pintura. Um pequeno arranhão ou parte danificada pode expor o carro aos efeitos da maresia e ferrugem. “Por isso, o ideal é não esperar muito tempo para ir à uma oficina quando sofrer alguma batida ou arranhão”.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp