Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
24/07/2023 às 17h17min - Atualizada em 25/07/2023 às 00h00min

SP abre inscrições para curso voltado para mulheres deficientes vítimas de violência

Curso integra o programa TODAS in-Rede, e é voltado para profissionais da área de proteção, como delegados(as) e assistentes sociais

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/inscricoes-abertas-em-sp-de-curso-de-atender-mulheres-deficientes-vitimas-de-violencia/

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo abriu, nesta sexta-feira (21), inscrições para o curso gratuito de capacitação com o tema “O atendimento à mulher com deficiência vítima de violência”. Voltado para profissionais de redes de proteção como promotores, delegados(as) e demais pessoas que atuam em delegacias, assistências sociais e outros órgãos que lidam ou podem vir a lidar com essas mulheres, o curso online integra o programa TODAS in-Rede e será realizado em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 21 de agosto.

As aulas abordarão conteúdos referentes à violência sofrida por mulheres com deficiência (veja os temas abaixo) e capacitarão os profissionais a como receber, atender e acolher essas mulheres de forma empática. São quatro profissionais especialistas no tema ministrando aulas na modalidade de Ensino à Distância (EaD) em quatro módulos, com aulas gravadas, indicação de material pedagógico e supervisão dos especialistas.

“O curso trata de como a mulher com deficiência que foi ou é vítima de violência deve ser recebida, atendida e acolhida por profissionais da rede proteção da melhor forma possível. É necessário que todos os profissionais saibam como receber e lidar com essas mulheres, fazendo os encaminhamentos necessários e prestando as orientações adequadas”, afirma a coordenadora do programa TODAS in-Rede da Secretaria, Caroline Reis.

Os temas abordados serão:
O contexto da mulher com deficiência vítima de violência;
Marcadores sociais de gênero e raça;
Capacitismo, o que é isso?;
História da pessoa com deficiência com foco na história da mulher com deficiência;
Deficiência Intelectual; TEA – Transtorno do Espectro Autista;
Deficiência Auditiva; Deficiência Visual;
Surdocegueira; Deficiência Física;
Legislação e Tipificação da Violência;
Legislação e amparo legal;
Tipificação de violência contra à mulher com deficiência;
Como identificar as violências sofridas por mulheres com deficiência;
Perfil das violências sofridas pelas mulheres com deficiência;
Escuta Qualificada e Efetiva;
Acessibilidade Instrumental;
Tecnologias Assistivas: como garantir um atendimento de qualidade;
Comunicação Alternativa;
Pilares de Enfrentamento à mulheres vítimas de violência: A importância do trabalho em rede.

As inscrições se encerram em 21/8 e podem ser feitas pelo link https://apps.univesp.br/sdpd/.

O curso de 40 horas terá início em 04/09 e término em 04/12. Os usuários que alcançarem 75% de participação serão certificados.

TODAS in-Rede
O programa TODAS in-Rede foi criado em 2020 e atua em duas frentes, disponibilizando curso voltado diretamente às mulheres com deficiência com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; e curso de capacitação voltado aos profissionais que atuam em redes de proteção e lidam com mulheres com deficiência que foram ou são vítimas de violência.

O post SP abre inscrições para curso voltado para mulheres deficientes vítimas de violência apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
GAZETA DA SEMANA
[email protected]

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp