Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
07/07/2023 às 17h33min - Atualizada em 08/07/2023 às 00h00min

Espetáculo dançante leva cultura do jazz norte-americano para o Centro de SP

Companhia That Swing Dance Company conta a história do jazz desconstruindo as práticas e estereótipos das danças de salão

SALA DA NOTÍCIA Glauco Braga
Comunicação Conectada

Sexta-feira, 14 de julho, será dia de música e jazz na Praça da Colmeia. Às 12h30, o grupo That Swing Dance Company apresenta o espetáculo “Lindy Hop: um jazz para dançar”, no Pátio Metrô São Bento.

De forma irreverente e cênica, o espetáculo aproxima o público da cultura do jazz afro norte-americano e demonstra que não somente é possível ouvir jazz, mas também dançar. Por meio de narração em "off" e uma narrativa surrealista a obra discorre ao longo das problemáticas do dançar e se expressar em público, as estruturas sociais da dança, e o potencial da expressão corporal de cada indivíduo, com uma linguagem extrovertida e educativa.

Aproveitando as características desse estilo de dança considerado muito à frente do seu tempo por ser bastante original e inclusivo, a companhia faz uso da linguagem de pantomimas e convida o público de todas as idades a apreciar e experienciar a cultura do jazz, contando um pouco de sua história através de uma série de jogos dançantes, apresentando coreografias e desconstruindo as práticas e estereótipos vigentes nas danças de salão.

A That Swing Dance Company é a primeira companhia de dança profissional focada na pesquisa e no estudo das Swing Dances, sempre buscando novas formas de apresentá-las, trabalhando com coreografias, espetáculos, mídias, intervenções e ocupando os espaços da cidade com Arte. Ela é formada por professores de diferentes escolas e estúdios de dança, focados no estudo e difusão da cultura das diferentes Swing Dances: Lindy Hop, Charleston, Rockabilly, Boogie Woogie, Authentic Jazz Balboa e Collegiate Shag. A That Swing! vem construindo uma identidade singular, reconhecendo as características e bagagens individuais de seus integrantes, gerando meios de conexões entre intérpretes e público.

Em seu histórico, estão parcerias e trabalhos com as bandas Jazz Não Morde, Fizz Jazz, Família Bonagente, Santa Jam Vó Alberta e Unidos do Swing. O grupo é residente no evento Jazz Mansion e possui os trabalhos cênicos “Um Jazz para Dançar”, “Cavalgada das Danças do Séc. XX”, "Nostalgia Rock" e “Swing Era - a era de ouro do Jazz”.

Ficha Técnica

Idealização e Direção: Renato Lopes | Co-Direção: Tatiana Vinhais |

Montagem Sonora: Renato Lopes | Narração: Tatiana Vinhais | Figurino: Gabriela Araujo |

Cenário/Adereços: Gabriela Araujo | Produção: Renato Lopes e Gabriela Araujo | 

Elenco: Cesar Munhoz, Danilo Brun, Diego Groove, Renato Lopes, Suzana Ruiz e Vanessa Duarte |

Duração: 50 minutos.

Serviço

Realização: Pátio Metrô São Bento

Data: 14/07, das 12h30 às 13h20

Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô

Valor: Gratuito

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp