Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/07/2023 às 19h08min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h00min

Câmara de Comércio Suíço-Brasileira adere ao Acordo Ambiental São Paulo

Iniciativa para redução de emissões soma 1,7 mil adesões de empresas, governos e ONGs; Consulado Suíço será observador internacional

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/camara-de-comercio-suico-brasileira-adere-ao-acordo-ambiental-sao-paulo/
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
O Consulado da Suíça em São Paulo foi oficialmente nomeado como um dos observadores internacionais do Acordo Ambiental São Paulo

A Câmara de Comércio Suíço-Brasileira (SwissCam) assinou, nesta terça-feira (04), o termo de adesão ao Acordo Ambiental São Paulo, iniciativa do Governo de SP que une a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Secretaria de Negócios Internacionais e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Atualmente, são mais de 1,7 mil participantes – entre empresas, governos e outras instituições –, que assumiram o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito-estufa e buscar a sustentabilidade.

Na mesma cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes, o Consulado da Suíça em São Paulo foi oficialmente nomeado como um dos observadores internacionais do Acordo Ambiental São Paulo.

“Este é um esforço conjunto do governo de São Paulo para enfrentar um dos maiores desafios da humanidade: os efeitos das mudanças climáticas. É fundamental que a iniciativa privada participe e que outros governos nos apoiem, para alcançarmos os melhores resultados possíveis”, afirma Natália Resende, secretária titular da Semil.

Chefiada pelo conselheiro federal da Suíça, Guy Parmelin, a delegação do país, composta por empresas e representantes do governo, assinou, ainda, com a Secretaria de Negócios Internacionais, um termo de cooperação técnica nas áreas de economia, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Durante o encontro, também foi realizado o “Fórum de Infraestrutura e Corrida para o Net-Zero em São Paulo”, no qual foi apresentado à comitiva suíça o portfólio de projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas (PPPs), com destaque para os projetos ligados à transição energética. O evento contou também com dois painéis sobre investimentos em infraestrutura ferroviária, saneamento, energia e tecnologia limpa.

Acordo Ambiental São Paulo

Coordenado pela CETESB, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Secretaria de Negócios Internacionais, o Acordo Ambiental São Paulo tem como objetivo incentivar empresas paulistas, associações, municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC.

A adesão voluntária será automaticamente renovada até 2030, com o objetivo de promover a redução dos Gases de Efeito Estufa (GEEs) ao longo dos próximos 10 anos. O Acordo também estabelece o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes no combate às mudanças climáticas, além de receberem apoio técnico governamental.

Essa iniciativa incentivará a adoção de novas tecnologias e soluções inovadoras, destacando o papel de liderança do Estado na agenda climática.

O post Câmara de Comércio Suíço-Brasileira adere ao Acordo Ambiental São Paulo apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp