Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/07/2023 às 18h04min - Atualizada em 05/07/2023 às 00h00min

Fundação do Livro e Leitura divulga agenda cultural do mês de julho

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga sua tradicional agenda cultural do mês de julho. A programação, gratuita e aberta ao público, começa nesta quarta-feira (5/7), às 20h, com o sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento. O encontro acontece na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81). O encontro, comandado pelo médico e escritor, Nelson Jacintho, reúne amantes da literatura, para leituras de poemas, apresentações de músicas e de trabalhos diversos. 

No próximo final de semana, dia 8 de julho, é a vez do Cine Fórum se reunir na sede da Fundação, às 18h. O filme exibido neste mês será “Jesus Cristo Superstar”, de 1973, dirigido pelo cineasta canadense Norman Jewison. O encontro é organizado pelos Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro. Após a exibição do filme, haverá bate-papo sobre a obra com os participantes.


O filme retrata, em uma versão musical e pop, os últimos dias da vida de Jesus, a partir da sua chegada a Jerusalém, girando em torno do conflito entre o santíssimo e Judas. Os atores Ted Neeley (Jesus Cristo) e Carl Anderson (Judas Iscariotes) foram indicados para dois prêmios do Globo de Ouro de 1974. Porém, o filme venceu o Bafta (Reino Unido) de 1974, na categoria de Melhor Trilha Sonora, e o Prêmio David di Donatello (Itália), no mesmo ano, de Melhor Filme Estrangeiro.

Resenha Preta
No sábado, dia 22/7, às 10h, também na sede da Fundação, acontece o encontro do Clube Literário Resenha Preta, com a participação do editor, educador e escritor, Allan de Rosa. O autor irá debater seu livro “Reza de Mãe”, de 2016. O livro é a primeira reunião impressa do autor em contos, retratando com uma linguagem linguística e literária, a dura vivência na periferia sob o prisma afro-brasileiro. 

Clube do Livro
Para encerrar a programação cultural do mês de julho, o tradicional Clube do Livro acontece de forma on-line, através da plataforma de reuniões ZOOM, às 16h, do dia 29/7 (sábado).  Os participantes irão discutir o livro “A Ilha do dia anterior”, de Umberto Eco, uma obra ambientada no século XVII que conta a busca lendária da longevidade. O personagem principal, Roberto dela Griva, é um nobre italiano que teve seu navio encalhado em um deserto no Oceano Pacífico, com isso, seu estado mental vai se tornando lentamente decadente, cercado de temas da ciência da era barroca, metafísica e cosmologia. “Esse livro é uma proposta de desafio para o grupo. Ele é mais longo e bastante filosófico. Para quem está lendo Umberto Eco pela primeira vez é uma experiência bastante diferente, o autor faz muitas referências de outras obras e seu conteúdo é denso”, explica a bibliotecária Gabriela Pedrão, coordenadora do grupo.

Ela ainda revela que para esse encontro, em exclusivo, para os leitores que estão encontrando dificuldades, haverá a possibilidade de pequenos encontros para conversar sobre a obra, para cada um ir auxiliando o outro. “Não desistam que valerá a pena”, afirma.

SERVIÇO 
Sarau
Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data: 5 de julho (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Cine Fórum
“Jesus Cristo Superstar” (1973) 
Data: 8 de julho (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Resenha Preta
com Allan da Rosa, “Reza de Mãe”
Data: 22 de julho (sábado)
Horário: 10h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Clube do Livro
“A ilha do dia anterior”, de Umberto Eco
Data: 29 de julho (sábado)
Horário: 16h 
Plataforma de exibição: Plataforma de reuniões (ZOOM) - https://us02web.zoom.us/j/86208314803?pwd=UnFYdGdHRW1kZER0U0RQSjBhTkZ0Zz09
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp