Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/07/2023 às 13h38min - Atualizada em 03/07/2023 às 00h00min

Lançamento nacional da obra Alegorias da Alteridade, a tessitura de Eduardo Giacomini - Figuras Santificadas é evento de destaque na Caixa Cultural

Livro, desfile, exposição e oficinas fazem parte da programação do projeto realizado pelo figurinista Eduardo Giacomini.

SALA DA NOTÍCIA Ana Reimann - Assessoria de Imprensa
www.grupoobragemdeteatro.com.br/
Dia 18 de julho, será realizado, na Caixa Cultural, o evento de lançamento do livro "Alegorias da Alteridade, v.2 – a tessitura de Eduardo Giacomini".

A obra é resultado da contínua pesquisa do artista em convergir linguagem, estética, simbologia e história na criação de indumentárias inspiradas em figuras que fazem parte do imaginário popular. No atual projeto, o figurinista parte da notoriedade de santas ou santos não canonizados pela Igreja Católica, porém, consagrados pela fé e pela crença das pessoas em receberem graças ou milagres.


Para Eduardo Giacomini, as figuras tornaram-se lendas no imaginário popular das sociedades em que estão inseridas e representam um bem imaterial da comunidade:

"A combinação de símbolos, conceitos, memória e imaginação sobre essas histórias resultaram em releituras visuais de indumentárias carregadas de sentido e beleza. E para potencializar o imaginário, fotografamos atrizes e atores vestindo as peças e as registramos, junto com suas histórias, para a composição do livro", afirma.

Destaque do evento de lançamento da obra, será apresentado um desfile das indumentárias, com a epígrafe “Figuras Santificadas - Vida além do Tempo”. O objetivo é mostrar o protagonismo das vestimentas no projeto:

"As peças demonstram a força do patrimônio imaterial que vive nas manifestações culturais. Os aspectos das diferentes épocas são reinterpretados, por meio de materiais como tecidos, bordados e tramas de fios em crochê ou macramê, que expressam mensagens e combinam códigos referentes a cada figura", explica.

As personagens paranaenses que integram o livro são: Maria Bueno; o monge da Lapa; Corina Portugal; Clodimar Pedrosa Ló; José Oswaldo Schietti; Lecy Suzane Garcia; Eunice Taborda Ribas; e Maria Polenta.

Depois do evento de lançamento do livro e desfile, as obras permanecerão em exposição na galeria térrea da Caixa Cultural, com entrada gratuita.

O projeto “Alegorias da Alteridade v. 2 – a tessitura de Eduardo Giacomini” ainda compreende ações que refletem sobre a importância da Memória e da valorização da cultura popular, por meio de uma oficina para estudantes, professores e interessados de modo geral sobre “processos criativos”, ministrada por Giacomini; e uma palestra com a antropóloga, Dra. Selma Baptista.


O projeto “Alegorias da Alteridade v. 2 – a tessitura de Eduardo Giacomini – figuras santificadas” foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE – da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná e tem incentivo da Copel.

Serviço:

- Abertura do evento com desfile das indumentárias para o público e lançamento de livro.
Data: 18/07/2023
Horário: 19h
Ingresso limitados, solidário e voluntário em forma de 1kg de alimento não-perecível e sem origem animal

- Abertura e permanência da exposição para visitação gratuita do público.
De 20/07 a 20/08/2023
Horário:  10h às 18h;

- Palestra com a Dra. Selma Baptista:
Dia: 25/07/2023
Horário: 18h às 20h
*Inscrições pelo e-mail: [email protected];

- Oficina sobre processo criativo com Eduardo Giacomini
Data: 26 a 28/07/2023
Horário: 14 às 18h
Local: Sala de oficinas da Caixa Cultural - vagas limitadas.
*Inscrições com envio de mini bio e declaração de interesse para o e-mail [email protected].

As ações acontecerão na Caixa Cultural - R. Conselheiro Laurindo, 280 - Centro, Curitiba.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp