Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/06/2023 às 19h12min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h00min

Parceria entre trinamiX e Net Your Problem dá nova vida a equipamentos de pesca em portos de Seattle

pescadores levaram seus equipamentos de pesca e capas de chuva antigos para serem posteriormente reciclados em três portos

SALA DA NOTÍCIA BASF
https://b-cycle.basf.com/
Aumentar a conscientização sobre a importância da reciclagem para transformar materiais usados em novos produtos é o objetivo de uma parceria realizada por pelas empresas Net Your Problem, BASF, trinamiX e Grundéns. Elas mobilizaram participantes da cadeia de valor de portos na área de Puget Sound, nos arredores de Seattle, em dois dias de evento no início de maio, para demonstrar como a circularidade do plástico pode ser realizada. A trinamiX GmbH é líder em soluções de espectroscopia móvel, a BASF, líder global na indústria química, a Net Your Problem, empresa que trabalha com comunidades pesqueiras, recicladores e marcas sustentáveis para reciclar equipamentos de pesca ao final de sua vida útil, e a Grundéns, fabricante líder de roupas e calçados de pesca.
Os pescadores levaram seus equipamentos de pesca e capas de chuva antigos para serem posteriormente reciclados em três portos: Bellingham, Seattle e Port Townsend. Dessa forma, itens em fim de vida, desde roupas até boias, são impedidos de entrar nos ambientes marinhos ou terrestres e nos aterros sanitários. Um grupo de voluntários de diferentes empresas irá coletar, identificar e classificar os materiais recebidos. Neste processo, eles aplicarão uma solução tecnológica inovadora da trinamiX para identificar, em questão de segundos, os tipos de plástico de cada produto. Somente então esses materiais podem ser classificados em fluxos de material puro, uma etapa crucial para os próximas passos do processo de reciclagem.
As quatro companhias querem garantir que a sustentabilidade não esteja apenas na discussão inicial, mas sim em todo o projeto. Por esta razão, elas estão se concentrando em reduzir as emissões de carbono do evento utilizando uma cadeia de suprimentos local. Por exemplo, muitos dos voluntários que ajudam a coletar e classificar os materiais são locais, incluindo estudantes da Western Washington University. Após a coleta, os materiais são comprimidos no local com prensas fornecidas pelo Bramidan Group e pela Blankenship Equipment, ambos fornecedores líderes de máquinas de compactação e enfardamento. Isso reduz o espaço ocupado nos caminhões, permitindo que a equipe colete materiais adicionais e consiga fazer o transporte com mais eficiência. Os plásticos são então processados em instalações de reciclagem próximas para reduzir ainda mais as emissões de transporte.

Os vários fluxos de materiais gerados a partir dos equipamentos e roupas de pesca coletados são processados por diferentes empresas. A Grundéns usará as redes processadas como matéria-prima para criar novos produtos, como jaquetas, botas e calças.
Outro exemplo é a BASF, cuja divisão de Materiais de Performance está buscando maneiras de fechar o ciclo de plásticos usando itens como redes de pesca em aplicações de materiais reciclados, como móveis e automóveis.
“A Net Your Problem está muito animada em trabalhar com a trinamiX e a BASF para manter os equipamentos de pesca em fim de vida fora do aterro sanitário. A classificação é o ponto central de um sistema de reciclagem eficaz, e a solução da trinamiX nos permite fazer isso no local, aumentando a pureza dos produtos que fornecemos aos recicladores e ajudando a educar os pescadores sobre o que pode ser reciclado”, explica Nicole Baker, fundadora da Net Your Problem. “O compromisso da BASF com o processo de P&D para incorporar novos fluxos de materiais reciclados, como equipamentos de pesca, em sua cadeia de suprimentos tem sido essencial. Esperamos que outras marcas e fornecedores de produtos químicos tomem conhecimento e também se envolvam para melhorar a gestão de resíduos em fluxos de materiais desafiadores”.
“Para a trinamiX e BASF, o evento mostra que o compromisso conjunto ao longo da cadeia de valor e as abordagens inovadoras transformam os desafios da reciclagem em oportunidades de negócio”, explica Brian Schmatz, gerente de desenvolvimento de negócios da trinamiX GmbH. “Estamos orgulhosos porque, ao colocarmos soluções como a nossa nas mãos de quem pode fazer a diferença, ajudamos a aumentar o valor dos resíduos plásticos.”
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp