Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/06/2023 às 21h13min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h00min

Obra da nova atração turística de Porto Belo começa nesta terça-feira

O molhe do Rio Perequê vai ser custeado por construtoras da cidade em um projeto inédito no país

SALA DA NOTÍCIA Claudia Xavier Assessoria de Comunicação
Claudia Xavier

A Prefeitura de Porto Belo assina a ordem de serviço para as obras do molhe do Rio Perequê nesta terça-feira, 20 de junho, às 13h, nas proximidades do canteiro de obras, no Balneário Perequê, uma das praias mais procuradas pelos turistas que visitam Santa Catarina. Na semana passada, a administração municipal concedeu o alvará de construção, último documento que faltava para o início da obra.

O projeto do molhe e o licenciamento ambiental foram doados pela Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP). O investimento previsto para execução da obra, no valor de R$ 13 milhões, também será custeado pelos associados da ACIP, por meio de substituição de outorga onerosa paga ao município.

O molhe do Rio Perequê será composto por um molhe principal com extensão estimada de 360 metros, um molhe secundário com cerca de 200 metros de extensão e um terceiro molhe com 65 metros de comprimento, formando em seu interior uma dársena. No meio será construída uma área destinada ao passeio e lazer da população.

Os molhes têm a finalidade de melhorar a turbidez da água, reduzir a influência de maré do Rio Perequê e aumentar a vazão das águas que escoam no leito do rio, minimizando a concentração de sedimentos na orla marítima. 

“A obra é muito importante para o município porque, além de contribuir para a limpeza da praia e deslocamento do rio, certamente vai se tornar um novo atrativo turístico para Porto Belo”, ressalta o prefeito da cidade, Joel Lucinda.

Para a ACIP, além de melhorar a condição de todo o balneário, o mais visitado de Porto Belo, a obra deve transformar a área em um novo cartão postal da cidade. 

“Essa é mais uma das obras da série de projetos que a ACIP realizou em parceria com a Prefeitura, neste viés inédito em âmbito nacional, para promover o desenvolvimento turístico, econômico e social, aprimorando a infraestrutura e os equipamentos de lazer e realizando um sonho antigo dos associados e de toda a população’, destaca Maycol Marini, presidente da ACIP.

Sobre a ACIP

A Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP), entidade privada sem fins lucrativos, foi fundada em 2019 com o objetivo de, mais do que representar as empresas do setor, contribuir com o poder público para a construção de uma cidade planejada, ordenada e melhor para todos, sempre objetivando o bem-estar e a qualidade de vida de moradores e turistas.

Para isso, desde a criação atua com a elaboração de estudos e iniciativas que visam a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento da cidade. Do projeto à execução, as obras propostas são custeadas pelos associados, com recursos oriundos de outorgas pagas ao município, sem necessidade de investimento público.

Podem se associar à ACIP pessoas jurídicas que atuam economicamente no setor da construção civil e da incorporação imobiliária na área territorial de Porto Belo. Atualmente, 44 empresas fazem parte da associação que, apesar de ainda recente, já trouxe projetos e resultados significativos para fazer com que Porto Belo tenha ainda mais motivos para encantar o Brasil e o mundo.

Porto Belo

A 25 minutos de Balneário Camboriú e a apenas 15 de Itapema está o município de Porto Belo, conhecido por alguns dos pontos mais disputados do litoral catarinense, como a Praia de Balneário Perequê e o famoso Caixa D’Aço.

Como o nome diz, este é um porto realmente belo que conserva incontáveis riquezas naturais. As praias, ilhas e costões formam uma baía por onde passam grandes navios, o que faz da cidade a Capital Catarinense dos Transatlânticos.

Além das belezas naturais, das praias de águas calmas e límpidas, da cultura tradicionalmente açoriana, Porto Belo destaca-se ainda por ficar a 65 km da capital catarinense e pela proximidade com dois aeroportos: de Florianópolis e Navegantes.

O município é também destaque no mercado imobiliário. Basta uma volta por Porto Belo para perceber o expressivo número de empreendimentos em construção, o que faz da cidade um grande canteiro de obras.

Além do molhe do Rio Perequê, a ACIP planeja outros investimentos como a revitalização da orla. Assim, com a união de belezas naturais, potencial de expansão, proximidade e acesso fácil a grandes centros, além de novos investimentos públicos e privados, Porto Belo se torna a preferida para quem quer viver bem.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp