Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/06/2023 às 09h08min - Atualizada em 01/06/2023 às 09h08min

SBT vai deixar de existir no ES? Entenda o que causa fim do contrato com TV Tribuna

O Folha Vitória reuniu as principais dúvidas dos leitores para responder de forma objetiva o que se sabe sobre toda a situação

kennedyemdia.com.br
Folha Vitória

Após o anúncio de que o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) não renovou o contrato de concessão junto à TV Tribuna no Espírito Santo, que faz parte do Grupo João Santos, muitas dúvidas começaram a surgir sobre o que vai acontecer com o sinal da emissora de Silvio Santos.

Em meio a muitas questões enviadas à redação do Folha Vitória por leitores, a verdade é que poucas respostas podem ser dadas sobre o futuro da emissora em terras capixabas. 

A reportagem reuniu as principais perguntas para responder de forma objetiva o que já se sabe sobre toda a situação. 

A resposta depende apenas de uma coisa: que a emissora consiga um novo parceiro para o sinal no Espírito Santo. 

Até o momento, o que se sabe, é que a parceria com a TV Tribuna será encerrada oficialmente no dia 1º de julho. 

A partir daí, a transmissão no Estado será realizada por outro parceiro que assumir a concessão. Até o momento não há informações oficiais sobre quem irá fechar o contrato com o SBT no Espírito Santo. 

Caso o SBT não encontre um novo parceiro capixaba, tudo indica que a transmissão do canal de Silvio Santos será interrompida no Estado. 

Uma das especulações que ganharam força nos bastidores é de que a TV Tribuna poderia assumir o espaço da TV Educativa do Espírito Santo (TVE). 

Para isso, a TVE passaria a funcionar no canal 7, reservado atualmente para a transmissão do SBT no Estado. 

Em entrevista à coluna Pedro Permuy, um representante da TVE informou que a possibilidade não passa de especulação, uma vez que a emissora é pública e já afiliada à TV Cultura e ao Canal Brasil. 

A transmissão chega ao fim no dia 1º de julho, após 38 anos de parceria. A partir desta data, o SBT será transmitido por um eventual novo parceiro. 

A gerência de Comunicação do SBT confirmou a informação para o Folha Vitória e acrescentou que “ainda busca e analisa novo parceiro para transmissão no Espírito Santo”.

Isso pode acontecer. Caso o SBT não firme parceria com uma nova emissora capixaba, o sinal regional será interrompido, mas negociações já estão em curso para evitar o corte.

Telespectadores que têm acesso à TV por assinatura continuarão a receber o sinal de São Paulo e  poderá acompanhar a programação nacional do SBT.

Outra especulação a qual é muito cedo para dar uma resposta. Procurado pela reportagem do Folha Vitória desde abril, Rui Baromeu se recusou a comentar o assunto. 

O nome do empresário é cogitado por conta de sua sociedade e proximidade com o apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Juntos, os dois inauguraram uma estação da Rádio Massa em Pedro Canário. 

A coluna Pedro Permuy levantou a informação de que o empresário teria comprado um prédio na Reta da Penha, que poderia ser utilizado para transmitir o SBT no Espírito Santo, mas não há confirmação. 

O SBT decidiu não renovar mais o contrato com o Grupo João Santos, da Rede Tribuna após 38 anos de acordo entre as empresas. O conteúdo só será transmitido na TV Tribuna até o dia 1º de julho, data em que expira o contrato.

O conglomerado que é dono da Rede Tribuna (de que a TV Tribuna faz parte) – o Grupo João Santos – está em recuperação judicial desde o fim de 2022. A holding atua nos ramos sucroalcooleiro, de transportes, de cimento (são donos da Nassau), papel e celulose, mas enfrenta uma crise daquelas há alguns anos, desde que os herdeiros começaram a ter desentendimentos entre os negócios.

Só para se ter ideia, foi o grupo que produziu o cimento usado para a construção da gigante Itaipu, usina hidrelétrica que abastece quase 10% da energia que é consumida no Brasil, além dos mais de 86% do vizinho Paraguai. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp