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04/05/2023 às 19h52min - Atualizada em 05/05/2023 às 00h01min

6 dicas para PMEs aumentarem suas vendas

CEO da Pipedrive lista estratégias que podem garantir sucesso dos negócios

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://www.pipedrive.com/pt

As PMEs têm um grande papel na economia do Brasil. De acordo com o Sebrae, existem cerca de 6,4 milhões de pequenos negócios no país que correspondem a 52% dos empregos de carteira assinada no território nacional. Entretanto, manter uma pequena ou média empresa exige muito planejamento, organização e dedicação.

Pensando nisso, Dominic Allon, CEO da Pipedrive, primeira CRM global de vendas para pequenas e médias empresas, preparou algumas dicas essenciais para auxiliar os empreendedores no desafio que é gerenciar a sua própria empresa. Confira:

 

Invista em tecnologia

Vivemos um momento altamente competitivo, por isso, as pequenas empresas precisam implementar uma infraestrutura digital que permita trabalhar de forma eficiente e alinhada com as necessidades do cliente, dessa forma, os lucros vão aparecer a longo prazo. Uma quantidade significativa de recursos tecnológicos deve ser destinada para automatizar o tempo e executar funções adequadamente para ganhar dinheiro. 

 

Dê um chance para RP

As pequenas empresas tendem a negligenciar o poder das Relações Públicas, principalmente por dois motivos: não veem o valor disso ou acreditam erroneamente que RP exige grandes orçamentos. O trabalho de relações públicas pode gerar grande visibilidade, independentemente do tamanho de uma empresa, além de aproximar a marca de micro influenciadores e formadores de opinião específicos de cada setor. 

 

Marketing é tudo

Em tempos de crise, é importante manter a visibilidade da empresa para seu público-alvo. Os gastos com marketing não devem ser simplesmente reduzidos, mas simplificados. Em tempos desafiadores, trace estratégias para definir como usar o orçamento da melhor maneira possível. 

 

Entenda seu cliente

Um produto que está de acordo com o que o cliente procura tem as melhores chances de sucesso. Assim, na hora de vender, é importante reunir o máximo possível de informações sobre o produto. Fontes como dados da plataforma, pesquisas e formulários de feedback anônimo ajudam a criar um produto centrado no cliente. As perguntas a serem feitas incluem como o produto está sendo usado, para que está sendo usado, quais funcionalidades estão faltando, quais recursos são mais usados, etc.

 

Cultura da empresa centrada no funcionário 

Pensar no bem-estar do cliente é importante, mas não esqueça que os colaboradores são parte fundamental da empresa, por isso, estruturar um ambiente de trabalho saudável é primordial e contribui para um maior desenvolvimento da equipe. Ofereça modelos de trabalho flexíveis, oportunidades de treinamento, encontros, entre outras atividades. Diversos estudos comprovam que empresas com funcionários acima da média podem aumentar seus resultados, tanto do ponto de vista da satisfação quanto da produtividade.

 

Observe o mercado

O que empresas com mais tempo no mercado semelhantes à sua estão fazendo para se manterem bem sucedidas? Fique de olho nos seus concorrentes para se inspirar em novos modelos de negócios. Também converse com outros empreendedores e frequente eventos do setor. Se relacionar com outras empresas traz mais visibilidade e oportunidades de parcerias e negociações importantes.

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