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04/05/2023 às 20h16min - Atualizada em 05/05/2023 às 00h00min

Principais tendências no setor de supermercados para o segundo semestre de 2023

A OpinionBox, empresa de soluções e pesquisas de mercado on-line, realizou uma pesquisa sobre hábitos dos consumidores. Feita em julho de 2022, esse levantamento concluiu que 73% dos entrevistados haviam feito algum tipo de compra pela internet ao longo dos 12 meses anteriores.

SALA DA NOTÍCIA Joaquim da Silva

Estar por dentro das tendências é um diferencial em qualquer negócio. Dessa forma, é possível manter a saúde financeira enquanto se acompanha os comportamentos dos consumidores de um nicho específico. Sem falar que se antenar ao que está em alta no mercado, permite que as empresas estejam sempre à frente da concorrência. 

 

É normal que a globalização e os avanços tecnológicos promovam mudanças em todos os setores, sejam elas bruscas ou mais sutis. Quando falamos em supermercados, por exemplo, é preciso considerar as transformações que o setor varejista tem sofrido ao longo dos últimos anos.

 

Neste artigo, você verá as principais tendências para o segundo semestre de 2023, para que o seu negócio esteja alinhado às transformações do mercado e focado no que o cliente precisa e espera. Acompanhe!

A importância de acompanhar as tendências dos supermercados em 2023

As tendências do setor de supermercados impactam significativamente no andamento do negócio e nas escolhas de compras dos consumidores.

 

Se a tendência for o aumento na oferta de alimentos orgânicos, por exemplo, os clientes estarão mais inclinados a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. O mesmo também acontece se houver um aumento no consumo de produtos industrializados.

 

Além disso, elas podem provocar um impacto na economia e no setor de supermercados como um todo. Afinal, os donos das redes varejistas e fabricantes de alimentos precisam se manter competitivos e relevantes no cenário econômico. 

 

Assim, ter a compreensão do que está em alta no momento ajuda na tomada de decisões em busca de serviços que atendam às necessidades dos consumidores.

As mudanças na postura dos consumidores

É esperado que a evolução humana e o passar do tempo promovam mudanças significativas no comportamento e hábitos de consumo dos clientes. No período marcado pela pandemia da covid-19, por exemplo, muitas pessoas descobriram as vantagens de fazer compras pela internet.

 

O que provocou uma espiral crescente no que conhecemos como e-commerce.

 

Essa espiral também obrigou empresas a operarem por meio de lojas virtuais, sites e aplicativos para acompanhar a tendência e se manter competitivos no mercado.

 

A OpinionBox, empresa de soluções e pesquisas de mercado on-line, realizou uma pesquisa sobre hábitos dos consumidores. Feita em julho de 2022, esse levantamento concluiu que 73% dos entrevistados haviam feito algum tipo de compra pela internet ao longo dos 12 meses anteriores. 

 

Apesar disso, 70% dos entrevistados se manteve fiel às lojas físicas. Nesta pesquisa, também foi destacado que 63% das pessoas afirmaram que fizeram compras em aplicativos e 23% por meio das redes sociais. 

 

Dessa forma, podemos estimar que a internet e as compras on-line seguirão sendo uma preferência para o mercado de 2023, mas sem que sejam esquecidos os benefícios de uma loja física. 

Principais tendências no setor de supermercado para o segundo semestre de 2023

Experiência omnichannel

A experiência omnichannel nada mais é do que uma forma de oferecer aos clientes mais um canal para que as compras sejam feitas, deixando que a escolha seja mais conveniente para ele. 

 

Essa experiência permite uma jornada de compra integrada e personalizada. Assim, por meio do omnichannel, os clientes têm acesso a uma variedade ampla de produtos e serviços, com comparações de preços, leitura de avaliações e comentários de outros clientes.

 

De modo geral, é estimado que essa experiência auxilie quanto à fidelização, aumento de vendas e receita, sem contar que impulsiona a eficiência das operações do varejista.

Venda de refeições prontas

A venda de refeições prontas é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentação, especialmente por oferecer aos consumidores praticidade, variedade de opções e personalização na jornada de compra.

 

Afinal, com a correria da rotina, muitas pessoas se encontram sem tempo ou habilidades na cozinha para tratar de suas próprias refeições. Esses consumidores, geralmente, veem na venda de refeições prontas, uma solução.

 

A grande vantagem dessa tendência é a possibilidade de deixar o cliente escolher entre opções que vão desde pratos congelados até refeições rápidas para consumo imediato. Dessa forma, o supermercado em questão pode atender aos diversos tipos de público de uma vez só. 

Gestão de estoque inteligente

A gestão de estoque é um processo essencial em qualquer empresa que trabalhe com vendas, pois oferece benefícios significativos, como redução de custos, eficiência operacional e melhorias consideráveis para a experiência do cliente.

 

Em tempos tão modernos, a gestão de estoque inteligente pode ser alcançada e aprofundada através do uso de metodologias (Ciclo PDCA, Curva ABC, Just-in-Time),  ferramentas tecnológicas (como softwares) e artifícios que permitem maior precisão e automação na gestão do estoque, por exemplo.

 

Assim, também é possível monitorar os níveis do armazenamento, fazer previsão de demandas e prever potenciais falhas. Sem contar que uma gestão inteligente envolve uma análise profunda de dados, que resulta na descoberta de produtos mais vendidos, com maior lucro e até mesmo os que precisam ser descontinuados.

 

E, principalmente, uma gestão de estoque inteligente garante que os produtos estejam disponíveis quando os clientes precisam.

Atendimento diferenciado

Para que uma empresa consiga sobreviver no mercado, ela precisa oferecer mais do que bons preços e produtos de qualidade. A maneira como o cliente é atendido conta, e muito, na hora de decidir em qual supermercado ir.

 

Justamente por isso, a próxima tendência é oferecer um atendimento diferenciado aos consumidores. Assim, eles terão boas lembranças do estabelecimento e, certamente, retornarão para compras futuras.

Esse atendimento diferenciado, no entanto, é conquistado por meio de treinamentos ministrados para os colaboradores, especialmente, para aqueles que trabalham em contato direto com os clientes, como operadores de caixa e atendentes.

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