Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/05/2023 às 20h29min - Atualizada em 05/05/2023 às 00h00min

Painel para TV: Qual o melhor material para escolher o seu?

Neste artigo vamos abordar tudo sobre os conhecidos painéis para TVs para que você fique por dentro de todos os detalhes na hora de escolher o melhor modelo para colocar a sua televisão.

SALA DA NOTÍCIA Joaquim da Silva

Com a evolução humana e o passar dos anos, a tecnologia acompanhou a globalização e, sendo assim, os aparelhos tecnológicos também passaram por transformações. As televisões, por exemplo, evoluíram de pesados caixotes para as telas leves e finas que conhecemos hoje. 

 

Dessa forma, os painéis para as TVs também foram recriados, resultando em uma ampla gama de opções disponíveis no mercado em diferentes formas, tamanhos e materiais. 

 

Neste artigo vamos abordar tudo sobre os conhecidos painéis para TVs para que você fique por dentro de todos os detalhes na hora de escolher o melhor modelo para colocar a sua televisão. Continue a leitura!

O impacto dos painéis na decoração

Independente do tamanho da sua casa ou apartamento, sempre vale a pena pensar em alternativas para a decoração, certo? Neste cenário, o painel de televisão se destaca não apenas como um suporte para o eletrônico, mas também um item que pode impactar na decoração do ambiente. 

 

Além da praticidade, outra vantagem dos painéis para televisão é a versatilidade, já que é possível encontrar esse tipo de suporte em diversos formatos, além de tamanhos e materiais que se adaptam ao que você deseja para a sua decoração.

 

Ou para a quantidade de dinheiro que você planeja gastar.

 

Vale destacar, também, que esses painéis podem ser comprados ou encomendados, conforme as necessidades de cada um. O único detalhe que requer o máximo de atenção é que o suporte precisa estar de acordo com o tamanho e peso da TV para evitar qualquer tipo de acidente. 

Dicas para a instalação de um painel para TV

Antes de mais nada, é importante saber que um painel para TV é uma forma inteligente de otimizar espaço e organizar a sua sala. Afinal, quem nunca guardou alguma coisinha de última hora nos armários do móvel? Sem falar que ele também serve para esconder os fios de instalação.

 

Mas, para além do efeito decoração e otimização, é importante saber instalar o painel de forma correta. Assim, além de enfeitar o ambiente, ele dá segurança e destaque para a sua televisão. 

 

A primeira dica, e talvez a mais valiosa, é descobrir a parede ideal para a sua televisão. Geralmente é interessante optar por aquelas que ficam do lado oposto das janelas ou qualquer tipo de entrada de luz, para que seu filme favorito não seja prejudicado pelo reflexo na tela da TV o tempo inteiro. 

 

E, falando na televisão em si, a outra dica essencial é que o painel esteja sempre de acordo com as polegadas da sua televisão. Isso não quer dizer que ele precisa ser do exato tamanho da sua televisão, pelo contrário. 

 

Para haver uma margem de segurança e espaço para acomodar sua TV, o ideal é que o painel seja maior do que o aparelho em, pelo menos, alguns centímetros. 

 

Além disso, é fundamental que seja considerado o peso da televisão, assim, é possível escolher um painel seguro o suficiente para dar a devida sustentação. Dessa forma, evita-se qualquer problema com quedas ou instabilidade. 

Qual o melhor material para o painel de TV?

Agora que você sabe os impactos dos painéis na decoração e as principais dicas antes de comprar o suporte perfeito para a sua televisão, vamos listar os principais tipos disponíveis no mercado! 

 

Aliás, você sabia que existe uma variedade muito ampla de materiais que podem ser usados na fabricação de um painel de TV? Os principais são:

 
  • MDF;
  • Madeira; 
  • Gesso acartonado;
  • Vidro temperado;
  • Pedra.
 

Vamos ver um pouco mais sobre cada um deles a seguir. Siga a leitura!

 

MDF

O MDF é um painel feito de fibras de madeira e resina sintética. Apesar de contar com uma boa durabilidade e resistência a deformações, umidade e à maioria dos produtos químicos, ele não tem uma resistência tão boa quanto à madeira maciça, por exemplo. Uma das grandes vantagens desse tipo de painel é sua capacidade de absorção. 

 

Madeira

A madeira maciça já é um material resistente e durável por natureza. É estimado que ele dure décadas quando bem cuidado. Assim como o MDF, a madeira maciça tem boa resistência e duração em contato com produtos químicos e à umidade. Sua desvantagem, porém, é a possibilidade de sofrer danos causados por insetos e fungos. 

Gesso acartonado

O gesso acartonado é uma placa composta da mistura de gesso e papelão, o que faz com que os tipos de painéis com esse material sejam mais resistentes a deformações, mofos e rachaduras. 

 

Apesar disso, não é um material muito resistente à umidade, por exemplo, e pode ser severamente danificado se for exposto a picos de água por muito tempo. 

 

Vidro temperado

Diferente de um vidro comum, o vidro temperado é tratado termicamente, o que faz com que ele tenha uma durabilidade maior do que outros materiais, mas pode ser mais facilmente quebrado por impactos extremos. 

 

Uma de suas maiores vantagens, porém, é a resistência à umidade, manchas e possíveis riscos que são facilmente provocados por agentes externos. 

Pedra

Possivelmente o mais resistente entre os materiais, a pedra pode ser usada para fazer painéis de TV belíssimos e elegantes, além dos modelos mais rústicos. Quando bem cuidado, esse tipo de painel pode ter uma vida útil mais longa do que os outros tipos de materiais citados.

 

Sem contar que a pedra tem resistência natural à umidade, produtos químicos e não precisa se preocupar com apodrecimento, por exemplo.

Quais os principais tipos de painéis para televisão?

Com tantas opções pode até ficar difícil escolher, certo? Vamos ver alguns detalhes dos principais tipos de painéis para TV a seguir!

Painel de TV com rack 

É um tipo de painel que consiste em uma peça que fica projetada do chão para acomodar a TV. Geralmente esse modelo de painel pode vir com prateleiras adicionais visando acomodar outros aparelhos como vídeo-games, por exemplo. 

Painel com prateleiras

A estante é um bloco vertical com várias prateleiras, mas que, neste caso, podem ser usadas para acoplar uma TV e seus componentes como aparelhos de som. Em sua maioria, elas são feitas de madeira ou metal. 

Painel flutuante

Esse tipo de painel não tem suporte no chão e possui o objetivo de transparecer que a televisão está flutuando na parede. São considerados por muitos como elegantes e minimalistas. 

 

Além desses, podemos citar painel de madeira reflorestada, painel de vidro e painel de gesso, por exemplo.



 

Sendo assim, o ideal é que você tenha em mente o espaço da sua sala e uma ideia mínima do tipo de decoração que você quer naquele espaço antes de escolher o tipo de painel de TV ideal para você.


 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp