Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/04/2023 às 18h04min - Atualizada em 29/04/2023 às 00h00min

Conscientização sobre o Parkinson  

Viviane Oliveira de Melo (*) 

SALA DA NOTÍCIA Valquiria Cristina da Silva Marchiori

A doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa, isto significa que o tecido nervoso, em algumas regiões, vai morrendo fazendo com que o sistema nervoso deixe de exercer determinadas funções.No caso desta doença, os neurônios dopaminérgicos dos núcleos da base do cérebro são atingidos, comprometendo, por exemplo, a motricidade fina e a expressão facial.  

Dentre as doenças neurodegenerativas, a doença de Parkinson é a com segunda maior ocorrência. Segundo a Organização Mundial da Sáude (OMS), em 2019, a estimativa era de 8,5 milhões de pessoas no mundo com o diagnóstico.  Além dos problemas emocionais oriundos da condição, da evolução em si desta doença, pois ainda hoje não se tem um tratamento curativo, trata-se de uma patologia de característica crônica e progressiva.  

As pessoas parkinsonianas ainda lidam com o estigma social, com o preconceito, podendo se sentirem menosprezadas, constrangidas e até envergonhadas por sua condição. Isso em virtude, da forma como são olhadas, pelas falas próximas em tom de “pena”, e o pré-julgamento de não serem capazes de realizar diversas atividades. De tal modo, que muitos parkisionianos preferem se isolar agravando ainda mais a condição, especialmente a depressão, que é comum nesta doença, devido a falta em si do neurotransmissor dopamina, pelos sentimentos de tristeza, ansiedade decorrentes do diagnóstico e das alterações motoras (tremor, lentidão, face em máscara, regidez muscular, fala arrastada, dificuldade de equilíbrio)  

É importante que a sociedade seja educada em não olhar o parkisoniano de maneira diferente e pré-julgar o que ele pode ou não realizar. Hoje com medicação e fisioterapia, muitos conseguem levar suas tarefas cotidianas dentro da normalidade por um longo período. Os pacientes possuem dificuldades, mas conseguem ultrapassá-las.   

Ainda merece destaque, que o medo da doença, faz diversos pacientes buscarem por um diagnóstico e tratamento tardiamente, aumentando os índices de incapacidade e óbito. É importante que os parkinsonianos sejam incentivados a saírem, terem atividades normais de lazer, pois seu diagnóstico, assim como de todas as doenças, não retira a sua dignidade, enquanto ser humano e membro da sociedade, merecendo ser valorizado, cuidado, atendido com respeito como qualquer outra pessoa  

*Especialista em Neuroaprendizagem, Piscomotricidade, Biotecnologia e tutora dos cursos de Pós-Graduação da Uninter na área de Neurociência. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp