Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
06/04/2023 às 18h17min - Atualizada em 09/04/2023 às 00h00min

5 receitas deliciosas de molho branco para macarrão

5 Receitas de molho branco para macarrão para você comer sozinho, com o seu amor ou em família.

SALA DA NOTÍCIA Edson Bezerra
 

Molho branco, sauce béchamel ou simplesmente béchamel é uma receita clássica da culinária francesa, com sua criação atribuída ao chefe de cozinha do Rei Luís XVI.

Hoje, o que se sabe é que essa receita é a base para vários pratos quentes, como sanduíches e massas de macarrão. E pela importância do bechamel para a gastronomia, você vai aprender 5 receitas de molho branco para macarrão.

A versatilidade do bechamel permite que sejam elaboradas receitas de molho branco para macarrão, suflês, carnes, aves e pratos vegetarianos. Com seu sabor marcante, com textura cremosa e cor branca, é um dos queridinhos para quem gosta de fazer receitas para comer sozinho ou dividir com a família.

Nesse artigo você vai aprender como fazer um bom molho branco, truques para desengrossar o molho e receitas de molho branco para macarrão, com diferentes ingredientes para garantir um prato mais saboroso e inovador em casa. Continue a leitura!

Como fazer um bom molho branco?

Inicialmente, o molho branco costumava ser feito com creme de leite até adquirir uma consistência espessa e aveludada. Porém, hoje, para fazer boas receitas de molho branco para macarrão, o recomendado é a elaboração do roux, técnica com farinha de trigo e manteiga para engrossar o molho.

Roux

O roux utilizado no molho branco é conhecido como roux claro, porque é direcionado a engrossar molhos com base clara. Para utilizar com precisão a técnica do roux, o recomendado é seguir uma proporção de 10% de farinha de trigo e manteiga em relação à quantidade usada de leite líquido.

No caso do molho branco, para 1 litro de leite de vaca integral, o roux é composto por 50 gramas de farinha de trigo e 50 gramas de manteiga. 

Cebola piqué

Além do roux, outra dica importante para fazer um bom molho branco é utilizar a cebola piqué, que nada mais é do que uma cebola cortada ao meio com cravos e folhas de louro inseridos em sua superfície para aromatizar o leite.

Panelas firmes

A última dica para fazer receitas de molho branco para macarrão é simples: dê preferência a panelas mais firmes, como alumínio, aço inox ou ferro, para que o calor seja retido. Aqui, a ideia é reduzir as chances do molho queimar ao ferver.

Receitas de molho branco para macarrão

Agora que você já sabe o básico para garantir uma boa preparação de molho branco para macarrão, confira as receitas a seguir. Primeiro, a clássica bechamel e, em seguida, algumas variações para inovar no cardápio.

Como essa receita acompanha a massa, dê preferência a massas preparadas com trigo de grano duro, mais ricos em proteínas e que preservam boa parte dos nutrientes do trigo.

Quanto ao formato, não tenha medo e escolha aquele que mais te agrada. Pode ser penne, spaghetti ou talharine. O ideal é que o molho consiga se incorporar na massa. Apenas lembre-se: A escolha de uma boa massa faz a diferença no resultado final.

Bechamel

Para fazer um bom molho bechamel, anote os ingredientes principais:

  • 1 L Leite de vaca integral
  • 50 g Farinha de trigo
  • 50 g Manteiga
  • Sal
  • Noz moscada
  • Pimenta do reino branca

Caso você deseje adicionar cebola piqué para aromatizar a receita, inclua:

  • Cebola
  • Folha de louro
  • Cravos
  • Bouquet garni (mistura de talos de salsinha, tomilho, alho poro e folhas de louro)

Primeira forma de fazer molho bechamel:

Em uma panela, adicione a manteiga e a farinha de trigo peneirada. Em fogo médio, mexa a mistura até obter uma massa espessa, com a farinha cozida e cheiro agradável de biscoito.

Em seguida, adicione o leite e misture. Mantenha o movimento por até 20 minutos. Tempere com sal, noz moscada ralada e pimenta branca à gosto. Lembre-se de manter em fogo médio. No final, o molho não deve ter gosto de farinha e estar com uma consistência espessa.

Segunda forma de fazer molho bechamel:

A outra maneira para fazer o molho bechamel é aquecendo o leite com a cebola piqué e o bouquet garni com ervas frescas. Deixe em fogo baixo, sem ferver. A ideia é apenas aromatizar o leite.

Após o leite ficar cerca de 10 a 15 minutos no fogo, retire a cebola pique e o bouquet garni e reserve o líquido. Em seguida, prepare o roux, adicionando 50 gramas de farinha de trigo e 50 gramas de manteiga para 1 litro de leite integral.

Depois de garantir que a farinha de trigo está cozida, adicione o leite reservado aos poucos, sempre mexendo bem, para evitar grumos no molho e para garantir que ele não queime. Quando adquirir consistência espessa, basta desligar o fogo e servir.

Molho com mostarda Dijon

A preparação de molho branco com mostarda Dijon é uma outra maneira de preparar molho branco para macarrão. Para fazer, primeiro, é preciso preparar a base de molho bechamel, conforme ensinado acima. Após, adicione os seguintes ingredientes e veja o modo de preparo:

Ingredientes:

250 gramas de molho branco quente

60 ml de creme de leite

Suco de 1 limão

1 colher de sopa generosa de mostarda Dijon

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Em seguida, basta adicionar no macarrão de sua preferência e servir.

Molho parisiense

A base para o molho parisiense é o bechamel. Por isso, comece preparando o bechamel. A seguir, confira os ingredientes que devem ser adicionados ao molho parisiense:

Ingredientes para molho parisiense:

Molho bechamel

200 gramas de presunto cortados em tiras ou cubos

200 gramas de ervilhas

200 gramas de champignon em fatias

100 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Depois de 15 minutos de cozimento do molho bechamel, adicione os ingredientes acima e deixe no fogo por mais 3 minutos. Não se esqueça de temperar o molho com sal, pimenta do reino branca e noz moscada à gosto.

Quando estiver pronto pode servir com macarrão e salpicar ervas frescas em cima. Cebolinha é uma ótima pedida.

Molho de espinafre com bacon

Essa é uma receita para quem deseja adicionar mais sabor à receita de molho branco para macarrão. Com a gordura liberada pelo bacon, o sucesso da receita é garantido. Confira o modo de preparo:

Ingredientes:

Molho bechamel

200 gramas de bacon

2 porções de espinafre

Modo de preparo:

Assim como as receitas anteriores, para preparar o molho de espinafre com bacon o ideal é começar pelo bechamel.

Enquanto o bechamel cozinha, corte o bacon em fatias finas e adicione em uma panela em fogo médio. O bacon vai soltar a sua própria gordura, que vai ser a espécie de olho para fritar o alimento. Mexa para evitar que ele queime ou grude na panela.

Quando o bacon estiver crocante e dourado, adicione o espinafre e reduza para o fogo baixo até que a folha reduza o tamanho. Tempere com pimenta e apenas uma pitada de sal, porque o bacon já é salgado e o molho bechamel também já estará temperado com sal.

Depois que o espinafre tiver reduzido de tamanho, pode adicionar o molho bechamel até que ele se integre ao prato. Aqui, não vai ser preciso adicionar todo o molho, adicione a quantidade de sua preferência.

Quando estiver pronto, basta servir o molho com a massa de sua preferência e, se desejar, adicione queijo parmesão ralado para dar ainda mais sabor à sua massa.

Molho branco com alho

Essa receita é para os amantes de alho e que não dispensam essa planta por nada!

Ingredientes:

Molho bechamel

1 cabeça de alho

Modo de preparo:

Corte as extremidades do alho para retirar o talo e a tampa. Em seguida, adicione o alho em uma assadeira ou outro recipiente que possa ir ao forno. Tempere o alho conforme a sua preferência e acrescente azeite de oliva extra virgem por cima.

Leve ao forno em temperatura de 180° por aproximadamente 40 minutos. Retire as cascas do alho e, com o auxílio de um garfo, amasse os dentes de alho até obter uma consistência de purê.

Após esse processo, adicione o purê de alho ao molho bechamel, após a preparação do roux, junto com o leite. Mexa bastante em fogo médio até que o molho esteja pronto. Tempere com sal, noz moscada e pimenta do reino branca. Se desejar, adicione queijo parmesão ralado e sirva.

Como desengrossar o molho branco?

Após a preparação do molho branco para macarrão você pode sentir que a receita ficou mais espessa do que gostaria. Nesse caso, a principal dica para retirar a textura espessa do molho é adicionar mais leite líquido.

Porém, se a sua situação é o contrário, e o molho está com grumos ou empelotado, bata a mistura no liquidificador até que ele fique liso. Se necessário, você pode corrigir o resultado adicionando mais líquido ou a mistura do roux.

Conclusão

Com essas dicas, você vai conseguir preparar receitas de molho branco para macarrão deliciosas, rápidas e práticas para inovar na cozinha e surpreender os seus convidados.

Caso esteja na dúvida do acompanhamento, pode ser um peixe ou carne vermelha, que são aromatizados com vinhos tintos, sucos de uva ou outra bebida de sua preferência.


 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp