Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/04/2023 às 20h50min - Atualizada em 06/04/2023 às 00h00min

6 de abril: Dia Mundial da Atividade Física é oportunidade para prevenir a osteoporose

Conforme estudos, 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil e apenas 20% sabem ter a doença. Mulheres precisam de maiores cuidados com a saúde

SALA DA NOTÍCIA Giuliano Villa Nova
Esta data de 6 de abril é consagrada como o Dia Mundial da Atividade Física. E entre os inúmeros benefícios para a saúde que a prática de exercícios pode tratar e prevenir está a osteoporose. Esta doença é uma grande preocupação para os médicos ortopedistas, principalmente relacionada à Melhor Idade e, em especial, as mulheres. “A osteoporose é uma doença silenciosa, que raramente apresenta sintomas até a manifestação mais grave, que é a fratura óssea. Essas ocorrências podem colocar a pessoa em risco de vida ou causar dores e deficiências de longo prazo. Mulheres no período pós-menopausa e que retiraram os ovários ou tiveram menopausa precoce, antes dos 45 anos, devem ter maior atenção”, alerta a médica ortopedista Christine Muniz, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE).
De acordo com pesquisas, o ser humano atinge o ponto máximo da sua massa óssea aos 30 anos de idade. Até essa fase, quem tem por hábito se exercitar com regularidade conseguiu formar mais massa óssea. Mas sempre é tempo de recuperar. “É muito importante tomar todas as medidas possíveis para prevenir a osteoporose, e a prática de exercícios é a mais consensual entre os médicos. A atividade física aumenta a força dos ossos, melhora a musculatura e a regulação dos hormônios, entre muitos benefícios para a saúde”, ressalta Christine Muniz.

“Com o envelhecimento da população, teremos cada vez mais idosos ativos na sociedade, e o enfraquecimento dos ossos pode torná-los mais suscetível a fraturas, limitando a mobilidade dessas pessoas”, completa a ortopedista.
Conforme estudos médicos, 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil e apenas 20% sabem ter a doença. Cerca de 200 mil pessoas por ano no país perdem a vida devido à enfermidade.

Indicações
Conforme orientações dos médicos, alguns hábitos contribuem para a boa saúde dos ossos: manter uma dieta equilibrada, que inclua cálcio, proteínas e vitaminas; praticar atividade física, especialmente de fortalecimento muscular; e evitar fumar e consumir bebidas alcóolicas.
“Os exercícios físicos mais recomendados para a saúde óssea são os de fortalecimento muscular, de alongamento e aeróbicos de baixo impacto, a exemplo da musculação, do pilates e dos exercícios funcionais, respectivamente. No entanto, qualquer atividade física deve ser feita com acompanhamento médico, pois devem ser levados em conta o nível de aptidão física, idade e as preferências individuais”, observa a presidente da SBOT-CE.
“A atividade física também pode prevenir o desenvolvimento de outras doenças, como problemas de coluna, tendinite e artrose, que representam boa parte dos problemas ortopédicos em pacientes idosos”, finaliza a médica ortopedista Christine Muniz.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp