Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
31/03/2023 às 22h56min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h00min

Evento cultural promove a difusão dos saberes iorubás

Iniciativa sobre o ciclo da vida em uma perspectiva afrodiaspórica será realizada no Muhcab e conta com apresentação de Ogan Bangbala e Afoxé Ómó Ifá

SALA DA NOTÍCIA Da redação

O projeto “Ciclo da Vida - na perspectiva Iorubá” promove os saberes iorubás nos espaços de terreiro, incluindo seus adeptos a fim de fortalecer suas existências contra a intolerância religiosa e o racismo e reforçando o poder da oralidade. A sua nova edição será realizada dia 01 de abril, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab)  no Rio de Janeiro e conta com a participação da Iyalorixá Paula de Odé,  o Babalawo Sandro Ifatorera e convidados.

O evento trata sobre o mito da criação do mundo e o ciclo da vida como o nascimento, a vida e a morte, na perspectiva iorubá. Esse outro olhar nos possibilita enxergar a vida de outras formas e valorizar a pluriversalidade cultural africana em sua diáspora no Brasil. Sua inciativa surgiu do Ilé Àṣẹ Ìṣẹ́gun Ọdẹ por compreenderem a necessidade e a importância de existência de ações que possibilitam visibilidade e valorização aos saberes tradicionais ligados à cultura afrodiaspórica presentes no nosso país. 


"Se quisermos resignificar nossa forma de nascer, viver, e morrer precisamos olhar o mundo a partir da nossa ancestralidade. O Ciclo da Vida traz essa perspectiva a partir da cosmovisão ioruba. Reconectar com a ancestralidade é urgente!”, destaca a Iyalorixá Paula de Odé, dirigente do Ilé Àṣẹ Ìṣẹ́gun Ọdẹ, presidente do Afoxé Ómó Ifá no Rio de Janeiro, pesquisadora do Grupo Africanias pela UFRJ, colunista o AxéNews, ativista e palestrante.

O evento gratuito será no dia 01/04 (sábado) a partir das 12h, no Muhcab, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa busca trazer ao público outras percepções culturais, sociais e artísticas, valorizando a diversidade e promovendo a difusão dos saberes iorubás e inclusão cultural. É realizado por produtores culturais de matriz africana do Instituto Ọṣẹ Dúdú, em especial, aqueles ligados à matriz iorubá, parte importante da multiculturalidade presente em nosso país e do estado do Rio de Janeiro. O projeto é apresentado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro através do FOCA.

Programação

A abertura do evento conta com a mesa “Ciclo da Vida”, que trata do Nascer, Viver e a Morte pela perspectiva iorubá. Participam do debate Ìyá Paula de Odé, Babaláwo Sandro Ifatorera e Bàbá Kekerê André de Òṣàlá com mediação de Kim Camargo. Em seguida, será realizada uma oficina de modelagem dos Orí, onde será discutido a continuidade e conexão com os ancestrais, com facilitação do Babalorixá Luis Filipe de Oxumarê. E para fechar o dia, o evento ainda conta com apresentação do Ogan Bangbala, que com 103 anos é conhecido como Ogã mais antigo do Brasil, e com o Afoxé Ómó Ifá.

Serviço
Palestra e Oficina: Ciclo da vida na perspectiva Iorubá
Data: 01 de abril, a partir das 12h
Endereço: MUHCAB -  R. Pedro Ernesto, 80 - Gamboa, Rio de Janeiro - RJ, 20220-350
Horário: 12h
Gratuito

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp