Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
27/03/2023 às 19h16min - Atualizada em 28/03/2023 às 00h00min

Podcast sobre ataques digitais e proteção de dados para empresas através de seguros cibernéticos vai ao ar dia 28

Segurança Cibernética no Brasil em pauta

SALA DA NOTÍCIA Ana Cristina Rosado
www.mandaliti.com.br
Com o advento da tecnologia, torna-se cada vez mais necessária a preocupação com a segurança de dados, tanto dos escritórios quanto de seus clientes. Se por um lado a tecnologia ajuda na digitalização dos processos, por outro aumenta o risco de ataques cibernéticos.

É para discutir sobre ataques digitais e formas de cautela e redução de riscos no âmbito empresarial que no dia 30 de março vai ao ar mais um episódio do MCasto podcast do Mandaliti, apresentado por Camilla Duchatsch. Os advogados Marco Yamada, gerente jurídico, e Tiago Campos, coordenador do consultivo, ambos da área cível do escritório Mandaliti, reconhecidos por suas atuações em seguros e resseguros, são os convidados do episódio Segurança Cibernética no Brasil.

 
Com a pandemia, diversos funcionários passaram a trabalhar em home office. Este não foi um caminho estudado e estruturado previamente pelas empresas e empregados, aconteceu de forma repentina. Em muitos casos, os colaboradores utilizam seus próprios computadores e celulares, o que aumenta vertiginosamente a possibilidade de ataques digitais. Marco e Thiago vão debater sobre decisões estratégicas para que esses riscos sejam minimizados, como a criação de novas políticas internas sobre segurança da informação, investimento na conscientização dos colaboradores, e ainda a possibilidade de contratação de seguros para ataques cibernéticos, chamado de ciberseguros.
 
Os convidados ainda vão abordar as consequências da Lei Geral de Proteção de Dados. Antes mesmo da LGPD entrar em vigor, empresas que tinham dados de clientes vazados já eram obrigadas a indenizá-los. Hoje, as cifras a serem pagas tendem a aumentar, o que torna ainda mais importante a segurança dos dados por parte das empresas, utilizando não só medidas de precaução, mas também de todas as formas de segurança cibernética disponíveis no mercado.
 
Não só a proteção de dados pessoais faz parte deste episódio do MCast: os dados das próprias empresas estarão em pauta, uma vez que um ataque hacker pode trazer altíssimos prejuízos, em casos de acesso a segredos de negócios ou informações estratégicas, por exemplo.
 
Durante a conversa, os convidados irão se aprofundar no tema dos ciberseguros, trazendo características como formas de contratação, coberturas e muito mais. Segundo os convidados, após a pandemia, houve crescimento de 130% na contratação de seguros cibernéticos, justamente por conta do aumento vertiginoso de ataques.
 
Um estudo da IBM, realizado em 2022, apurou que o prejuízo médio por conta de incidentes de vazamentos de dados chega a 4,35 milhões de dólares, ou seja, mais de 20 milhões de reais. Os advogados farão uma comparação de uma possível economia das empresas ao não contratar uma apólice de seguros e o verdadeiro prejuízo ao sofrer um ataque, levando em conta não só os dados vazados, mas as multas milionárias aplicadas pelos órgãos reguladores. O episódio estará disponível no Spotify, Youtube, Deezer, Apple Music, e também no site do Mandaliti: www.mandaliti.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp