Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/03/2023 às 15h40min - Atualizada em 20/03/2023 às 00h01min

No Dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de março, a Dra. Katia Blume alerta sobre a importância dos cuidados básicos

Higienização correta e diária previne perda dos dentes e até câncer na boca

SALA DA NOTÍCIA Márcia Stival Assessoria
Márcia Stival Assessoria
Quantas vezes ao dia você escova os dentes? Costuma usar fio dental? E enxaguante bucal? Muito mais do que a frequência da higienização, é preciso saber a forma correta de fazê-la e quais produtos e ferramentas devem ser utilizados e como.

Para o Dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de março, a Dra. Katia Blume, cirurgiã-dentista, alerta sobre quais os cuidados diários que devem ser tomados para evitar problemas como cáries, gengivite, periodontite e câncer de boca: “Na pressa, as pessoas escovam os dentes sem o devido cuidado, por isso a recomendação é escovar os dentes 3 vezes ao dia. Mas se todos fizessem a higienização da forma correta, contemplando todas as faces dos dentes, 1 vez já seria o suficiente. A utilização do fio dental deve ser feita uma vez ao dia”, explica.


Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2013 e 2019, 90% dos brasileiros higienizam a boca até duas vezes por dia e apenas 63% usam fio dental, escova e pasta de dente.

Existe também a falsa ideia de que quanto mais pasta dental for utilizada na escovação, melhor será a ação do produto, mas essa é uma indução ao erro cometida pelas campanhas publicitárias: “Não há necessidade em fazer aquela escultura de creme dental na escova. Um ponto do tamanho de um botão já basta para proteger os dentes", diz.

O consumo excessivo de açúcar é outro fator que amplia as chances de problemas e até perda dos dentes. A pesquisa apurou que 25% das pessoas entre 45 e 59 anos e 28% entre 60 e 74 anos perderam, pelo menos, 13 dentes: “Fazer a prevenção com a higienização correta e idas periódicas ao dentista é infinitamente mais barato e indolor do que tratar uma cárie ou um canal", recomenda.

Formada em Odontologia pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, Dra. Katia Blume é especializada em próteses com ênfase em lentes de contato. Ela ainda concluiu atualizações do Curso de Harmonização Facial Avançada (Dentalshop), Curso Facetas Estéticas de Lentes de Contato (IEAPOM) e de Implantes e harmonização. Além do atendimento em consultório, é idealizadora do curso “Ao Inimaginável”, onde ensina os colegas dentistas a terem sucesso na profissão.

Dra. Katia Blume - CRO: 17988
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp