Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
13/03/2023 às 22h17min - Atualizada em 14/03/2023 às 00h00min

Hip Hop chega ao Cine Olido em documentário especial no dia 16/03

Produção explora a importância dessa manifestação artística e suas gerações mais recentes

SALA DA NOTÍCIA Mariana Mascarenhas
Visando reeducar nosso olhar para as necessidades da população da periferia, por meio da música, da letra e das artes plásticas, reivindicando seus direitos, o hip hop pode ser definido como uma manifestação cultural com o poder de formar e influenciar nossa visão de mundo. Por isso, é essencial utilizá-la para enriquecer e ampliar essa visão, com um olhar para o todo.

Assim, para apresentar um pouco mais sobre essa cultura tão importante na conscientização social, no dia 16 de março, às 19h, ocorrerá a estreia do documentário Arte na Cidade no Cine Olido, em São Paulo. O filme, dirigido por Onofre Bonesso Júnior, apresenta a nova geração de artistas hip hop de São Paulo e região, explorando o movimento cultural em suas diversas manifestações artísticas, como o rap, a dança, o graffiti e o DJ.


Surgido no final da década de 70, na periferia de Nova York, o hip hop surgiu, inicialmente, como um movimento de luta dos negros e latinos por igualdade e justiça social. Com o passar dos anos, a cultura se expandiu para outras regiões e países, ganhando adeptos em todo o mundo. Uma de suas principais vertentes é o rap, estilo musical que utiliza rimas e versos falados em ritmo e batida, como forma de protesto e de denúncia social, abordando temas como a desigualdade, a violência e a discriminação.

Além do rap, o hip hop também é conhecido por suas danças, como o breaking, dança de rua marcada por uma série de movimentos complexos, como giros, saltos, acrobacias e movimentos de solo. Realizada com muita velocidade e precisão, é uma expressão de luta e resistência periférica, que se tornou uma forma de educação e inclusão social em muitas comunidades ao redor do mundo, mantendo vários jovens afastados da violência e das drogas.

Outra vertente dessa manifestação cultural é o graffiti, uma forma de arte urbana que consiste na pintura de paredes e muros com desenhos e mensagens conscientizadoras de protesto e resistência.

O artista urbano Bonga Mac, que analisa o hip hop durante o documentário, caracteriza o movimento como uma linguagem direta e informativa, que conta histórias abafadas pela sociedade. “O graffiti é um rap pintado, por meio dele eu escrevo minha história e contestação”, afirma.

Natural de Caieiras, em São Paulo, Bonga Mac desenvolve uma série de projetos de incentivo e difusão da cultura hip hop e arte urbana para um público diversificado. Entre suas diversas atuações, ele é conhecido pelas intervenções artísticas realizadas no Brasil e no exterior, por meio do graffiti, além de personalizar kombis gratuitamente e mobilizar os donos dos veículos para a realização de ações sociais, como transporte e entrega de doações a famílias necessitadas, através do projeto Kombozas. 

Todos estão convidados a adentrar no universo do hip hop em suas mais variadas expressões, no dia 16/03. Arte na Cidade é um convite para desconstruir olhares sobre essa manifestação cultural e mostrar sua importância não só como linguagem artística, mas como espaço de luta histórica e social, que se tornou uma das principais formas de expressão da juventude urbana em todo o mundo. Trata-se de uma manifestação transcendente das barreiras geográficas e culturais, símbolo da união e da diversidade.

Serviço:
Lançamento do Documentário Arte na Cidade
Data: 16 de março, às 19h
Local: Cine Olido, Av. São João, 473, Galeria Olido, Centro, São Paulo
Entrada Gratuita
Retire seu ingresso na bilheteria do cinema

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp