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13/02/2023 às 18h18min - Atualizada em 14/02/2023 às 00h00min

NRF 2023 consolida a importância da personalização e humanização no e-commerce

por Erick Mello, CCO da WEBJUMP

SALA DA NOTÍCIA WEBJUMP
https://webjump.com.br/

As expectativas para a edição 2023 da Retail’s Big Show (NRF) em Nova York eram altas. Afinal, seria a primeira vez que a maior e mais importante feira de varejo do mundo aconteceria após alguns anos de medidas restritivas trazidas pela Covid-19. Pois o que vimos e vivenciamos em janeiro, no Jacob K. Javits Convention Center, foi justamente uma vitrine privilegiada das grandes tendências do varejo no pós-pandemia, com ênfase para a presença cada vez mais acentuada da tecnologia nos negócios. 

Em especial nas soluções de e-commerce, o poder da inovação ficou evidente nas atividades promovidas pelos mais de 800 expositores e em particular aquelas ocorridas no âmbito do Laboratório de Inovação (LI), um dos quatro grandes espaços em que a NRF 2023 foi dividida, ao lado da Zona de Inicialização, do Pavilhão de Tecnologia Alimentar e do espaço das Grandes Ideias dos Expositores. 

Inteligência artificial, robótica e realidade aumentada foram alguns dos múltiplos recursos expostos por dezenas de startups e empreendedores no LI, direcionados basicamente para aprimorar a experiência do cliente no momento da compra e garantir a sua fidelização. Como matéria-prima central dessa experiência, a inteligência de dados ajuda a assegurar a customização, a oferecer um ambiente online de compras desenvolvido conforme as preferências e interesses do consumidor. Em outras palavras, o futuro é a personalização. Essa percepção é compartilhada por outras importantes lideranças do mercado brasileiro com quem conversei na NRF, como Marcos Tadeu de Freitas,  diretor de E-commerce da Nestlé, e Felipe Votisch, diretor nacional de Trade Marketing & Merchandising, também da Nestlé. Como comentou Tadeu, nesse novo momento vivemos a consolidação do omnichannel, com um maior protagonismo dos shoppers, suportados por tecnologia e por dados que ajudem a traduzir comportamento de compras. Votisch, por sua vez, apontou a redução do poder de compra, saúde mental, work life balance, sustentabilidade e a omnicanalidade aplicada ao conceito PHD (physical, human e digital, em inglês) como fortes tendências no varejo. 

Outra tendência que a NRF apontou foi a da integração entre loja física e experiência virtual por meio do e-commerce. Sobretudo em um momento em que as pessoas estão sedentas por vivenciar experiências materiais, as lojas físicas continuarão sendo um portal de entrada privilegiado para o consumidor no universo de marca. Nesse sentido, é possível prever, como se verificou na NRF, uma necessária repaginação das lojas físicas, em paralelo com o refinamento das experiências no e-commerce, onde experiências imersivas com o advento do metaverso e outras tecnologias tendem a se expandir e se consolidar.

Tecnologia, sim, mas aliada com a humanização, com o reconhecimento do que as pessoas mais valorizam. Tive a oportunidade de participar de um evento em especial, em paralelo à NRF 2023. Foi a Starbucks & Adobe Commerce Experience, que aconteceu na loja conceito da coffee shop no Empire State Building, edifício icônico da Big Apple.

Ali, tivemos a oportunidade de apresentar o inovador projeto de e-commerce que a WEBJUMP desenvolveu com a Nestlé para a cafeteria no Brasil. Executado em parceria com a Global Alliance Coffee, o Starbucks® Coffee At Home permitiu que o braço brasileiro da empresa se tornasse único no mundo em oferecer um e-commerce próprio para o consumidor final. As demais representações e franquias da marca nos diferentes países atuam no e-commerce por meio de plataformas externas, em marketplaces que também oferecem outras linhas de produtos. 

Para o case, a WEBJUMP desenvolveu um ambiente que refletisse fielmente os valores que a marca difunde em suas lojas físicas, por meio de um cardápio diferenciado de conteúdo envolvendo vídeos, fotos e outros recursos, ampliando as informações disponíveis para o consumidor. Nesse ambiente, o cliente tem acesso, por exemplo, aos estritos cuidados da marca com a sustentabilidade, outra das tendências evidenciadas na NRF 2023 e que será inevitavelmente assumida pelo varejo em geral nos próximos anos.

A parceria entre WEBJUMP e Nestlé existe há mais de 5 anos e o desenvolvimento deste projeto representou um case perfeito da criatividade do e-commerce brasileiro, cada vez mais respeitado no mundo pelas soluções inovadoras que tem fomentado. Com grande orgulho nós da WEBJUMP pudemos contribuir com o nosso conhecimento acumulado desde a fundação da empresa, em 2007.

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