Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
27/01/2023 às 16h42min - Atualizada em 30/01/2023 às 04h00min

Vistoria para garantir qualidade na formação médica

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço está vistoriando serviços formadores. Vinte e três instituições já foram visitadas

SALA DA NOTÍCIA CIleide Zanotti
Iniciadas em outubro do ano passado, as vistorias nos serviços credenciados na Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) para formação de especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço já percorreram 23 instituições. A previsão é de todos os 40 serviços credenciados serem vistoriados pela Diretoria da Sociedade até o próximo mês de abril.

De acordo com o Presidente da SBCCP, Dr. Marco Aurélio Kulcsar, estão sendo observadas as estruturas das instituições e, consequentemente, do Serviço Formador, bem como a capacidade e qualidade para habilitar médicos na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.


O especialista tem de adquirir, durante o período de residência médica, as competências necessárias para realizar procedimentos diagnósticos, terapêuticos e cirúrgicos. É preciso ser capaz de prestar assistência aos pacientes portadores de afecções congênitas, benignas, oncológicas e urgências traumáticas e não traumáticas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Foram vistoriadas, até agora, as seguintes instituições formadoras:

UF          INSTITUIÇÃO
SP           FACULDADE DE MEDICINA DO ABC
BA          HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ
BA           HOSPITAL SANTO ANTONIO – ASSOCIAÇÃO OBRAS SOCIAS IRMÃ DULCE
CE          HOSPITAL DO CÂNCER DO CEARÁ
CE          HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CÂNTIDIO-UFC
GO         HOSPITAL ARAÚJO JORGE
PR          HOSPITAL ERASTO GAERTNER
AM         FUNDAÇÃO CENTRO DE CONTROLE DE ONCOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS
SP           HOSPITAL A. C. CAMARGO
SP           HOSPITAL DA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO
RS           HOSPITAL SANTA RITA
SP           HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FMUSP
SC           SERVIÇO DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DO CEPON
SP           HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL
RJ           HOSPITAL CENTRAL DA AERONÁUTICA (HCA)
RJ           HOSPITAL DO CÂNCER – INCA
MA        INSTITUTO MARANHENSE DE ONCOLOGIA ALDENORA BELLO – IMOAB
SP           HOSPITAL HELIÓPOLIS
RN          LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER
SP           HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL
MG        SERVIÇO DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA SANTA CASA DE BELO HORIZONTE
MG        SERVIÇO DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DO INSTITUTO MARIO PENNA
MG        HOSPITAL DAS CLINICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS


ORIENTAÇÃO DA COMISSÃO DE ENSINO
A vistoria é uma orientação da Comissão de Ensino da SBCCP, que tem por objetivo avaliar a adequação dos serviços à Matriz de Competências da especialidade, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). As vistorias também proporcionarão à SBCCP fazer o ranqueamento dos Serviços, de acordo com as normas vigentes em sua Comissão de Ensino.


O trabalho está sendo realizado pelo Dr. Marco Aurélio Kulcsar, pela Vice-Presidente da Sociedade, Dra. Fátima Matos; pelo Diretor Científico, Dr. Leandro Matos; e pelo Primeiro Secretário, Dr. Leonardo Haddad.
Dr. Leandro Matos informa que não há obrigatoriedade no Estatuto da SBCCP para a realização de vistorias periódicas. No entanto, “devido à nova Matriz de Competências do MEC, nossa Diretoria entendeu ser pertinente avaliar sua aplicação em todos os serviços formadores”, esclarece ele.

No formulário de vistoria, explica Dr. Leandro Matos, há critérios de recredenciamento, de suspensão e de descredenciamento, mas, nesse primeiro momento, os serviços que não se adequarem à nova Matriz de Competências do MEC terão um período para ajustes, a fim de manter seu credenciamento. O descredenciamento imediato só ocorrerá por solicitação do próprio serviço formador.

Para ser um Serviço Formador de Especialidade é preciso oferecer vagas para residência médica ou estágio para a especialidade desejada. No caso de vagas para residência, a instituição passar pelo crivo do MEC e da SBCCP.

Já para os estágios em cirurgia de cabeça e pescoço, esse credenciamento é exclusivo da Sociedade. Existem, portanto, duas maneiras de se obter o título de especialista em cirurgia de cabeça e pescoço: fazer residência médica em serviço credenciado pelo MEC e, a maioria também é credenciada pela SBCCP, ou fazer estágio em serviço formador credenciado pela própria SBCCP.

A residência deve, obrigatoriamente, seguir a Matriz de Competências do MEC. No caso do estágio, as exigências são exclusivas da SBCCP, mas muito semelhantes à Matriz do MEC, uma vez que ambas foram redigidas pela Sociedade.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp