Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
25/01/2023 às 18h12min - Atualizada em 26/01/2023 às 00h00min

Feridas nos pés diabéticos: toda atenção é pouca!

Para pessoas com diabetes, uma simples ferida pode se tornar um problema bastante grave como necrose ou gangrena

SALA DA NOTÍCIA Renata Sbrissa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que pelo menos 463 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de diabetes. Desse total, calcula-se que 9,3% dos adultos, entre 20 e 79 anos vivem com diabetes. Além disso, 1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam diabetes tipo 1. Com a perspectiva de aumento de 51%, considera-se para o ano de 2045, aproximadamente, 700 milhões de pessoas com a doença.

Dentre as complicações da diabetes está o pé diabético que requer bastante atenção e cuidados. 

“Devido problemas de circulação, o que dificulta a chegada do sangue, principalmente aos pés, as pessoas diabéticas perdem a sensibilidade no local e não sentem dor, o que faz com que não percebam quando se machucam. Isso acaba dificultando o processo de cicatrização, podendo causar a morte do tecido, tornando uma simples lesão em um problema bastante sério, como necrose ou gangrena”, explica o Dr. Fernando Bacalhau, Cirurgião Vascular da HAS Clínica.

Dr. Fernando elenca alguns cuidados importantes para a prevenção de feridas:

  • Examine os pés diariamente ou peça a alguém para verificar se há alterações ou lesões;
  • Nunca ande sem proteger os pés em meias e sapatos adequados. Um especialista pode recomendar sapatos especiais para ajudar a prevenir deformidades;
  • Coloque os pés para cima quando estiver sentado, mexa os dedos periodicamente e faça exercícios frequentes se não houver feridas;
  • Corte a unha dos pés em linha reta e as mantenha curtas. As unhas arredondadas nas pontas podem crescer para dentro, levando à infecção;
  • Trate os calos e joanetes com cuidado. Nunca raspe calo ou tire pele excedente, pois isso aumenta o risco de infecção;
  • Hidrate a pele dos pés com atenção para manter a região entre os dedos sempre seca.

 “Quem tem diabetes deve observar os pés frequentemente e procurar por pequenas feridas, áreas avermelhadas, alterações nas unhas, bolhas e mudança no formato dos pés. Também devem ficar atentos à falta de sensibilidade no local. No caso de existir algum problema, é muito importante procurar um médico o mais breve possível, a prevenção ajuda o paciente diabético a melhorar, de um modo geral, a qualidade de vida e o seu bem-estar”, finaliza o Cirurgião Vascular da HAS Clínica.

 

HAS CLÍNICA*

O HAS Clínica* é um centro de especialidades orientado para a saúde integral: prevenção, atenção primária e promoção da saúde, visando garantir que o paciente assuma o protagonismo da sua qualidade de vida.

A clínica oferece mais de 20 especialidades médicas, com os melhores profissionais prontos para atender consultas de rotina, cirurgias e demais procedimentos necessários para cuidar da saúde dos seus pacientes com qualidade e excelência.

Cumprindo os mais rígidos protocolos de higienização e segurança, o HAS Clínica é totalmente integrado ao Hospital Albert Sabin, referência em saúde na Zona Oeste da capital paulista.

A transformação da unidade Consulta Aqui em um centro de especialidades com atendimento ambulatorial e sob a mesma administração da marca HAS é uma decisão estratégica que visa criar uma identidade única para o Hospital Albert Sabin e oferecer maior conforto e eficiência aos seus pacientes.

Além de integrar valor como um importante serviço na atenção integral da saúde de seus clientes, o HAS Clínica também adaptará suas instalações em sintonia com a arquitetura do hospital, tornando-a mais atrativa para os pacientes, seu corpo clínico e utilizando o que existe de mais moderno em equipamentos hospitalares na atualidade.

Os pacientes do HAS Clínica* encontrarão um centro médico humanizado, com retaguarda hospitalar completa e uma equipe multidisciplinar da mais alta qualificação para recebê-los com toda a tenção e cuidado.

Endereço:

Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa - São Paulo – SP

Central de atendimento:  (11) 3838 4669

Site*http://www.consultaaqui.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/has_clinica/ 

Agendamento on-line: https://app.agenda.globalhealth.mv/agendar/?key=hasabin 

Planos de saúde credenciados: 

ACM SÃO PAULO*- APCEF- AXA ASSISTANCE- ALLIANZ- BRADESCO- CABESP- CAASP*-CAU – SP*- CET- CRECI*- CRUZ AZUL- CARE PLUS- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP-INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- PORTO SEGURO- SAESP*- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTÓVÃO- SBC SAÚDE-SEPACO- SIND. DAS BORRACHAS- SISTEMA TOTAL DE SAÚDE- SULAMÉRICA

*Associados destas entidades, possuem 10% de desconto nas consultas médicas.

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp