Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
24/01/2023 às 14h28min - Atualizada em 24/01/2023 às 14h28min

Deputado apoiado por Dorlei será candidato a presidente da Assembleia Legislativa do ES

kennedyemdia.com.br

O governo do Estado definiu que vai apoiar o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos) para a eleição da presidência da Assembleia. Marcelo concorre contra o deputado Vandinho Leite (PSDB) e, depois do aval do Palácio Anchieta ao seu nome, já estaria passando a lista de apoio aos eleitos para a chapa encabeçada com o seu nome.

O apoio foi definido no final de semana e os deputados começaram a receber na manhã desta segunda-feira (23) telefonemas de interlocutores do governo falando sobre a decisão.

Eleições
Marcelo Santos teve o apoio incondicional de Dorlei Fontão, prefeito de Presidente Kennedy, nas eleições 2022, onde na ocasião do deputado reeleito foi o mais votado no município com 2.105 votos, 24,08% dos voto válidos para deputado estadual em Presidente Kennedy, ficando na frente até mesmo do ex-prefeito do município, Reginaldo Quinta.


Bastidores

Segundo bastidores, teriam pesado na definição do governo, o tempo de mandato que Marcelo Santos tem na Assembleia – ele está no sexto mandato de deputado estadual – e a garantia, dada ao governo por Marcelo, de que não irá disputar a Prefeitura de Cariacica no ano que vem.

Cariacica é comandada pelo prefeito Euclério Sampaio (União), que é um dos principais aliados do governo na Grande Vitória. E embora Marcelo tenha apoiado Euclério na eleição de 2020, é de conhecimento do mercado político que o sonho de Marcelo sempre foi ser prefeito do município.

Um terceiro ponto que teria ajudado na construção do nome de Marcelo seria o fato dele também ter garantido que este será seu último mandato como deputado estadual. Ou seja, em 2026 ele não deve ser candidato à reeleição.
 

Apoios

A lista de apoio à chapa, agora encabeçada por Marcelo, já teria 18 nomes dos 30 eleitos, segundo deputados ouvidos pela coluna. Ele precisa de 16, maioria simples, para conseguir eleger a chapa, mas o governo estaria trabalhando para que se construa uma chapa de consenso e Vandinho também possa compor a Mesa Diretora.

Vandinho foi quem liderou a coleta de assinaturas para o primeiro blocão de deputados que iria definir quem seria o candidato à presidência da Assembleia, aos principais cargos da Mesa Diretora e também a composição das comissões temáticas – principalmente as mais importantes, como Justiça e Finanças.

Ele chegou a ter 24 deputados em sua lista, que continha os principais cotados para a presidência – cinco nomes eram cotados: Vandinho, Marcelo, Tyago Hoffmann (PSB), Dary Pagung (PSB) e João Coser (PT). Com exceção de Marcelo, todos os outros estavam no bloco.

Porém, na semana passada, Marcelo, que até então tinha o apoio de apenas quatro deputados, começou a reagir. Seu grupo começou a levantar suspeitas se os aliados do governo teriam espaço na chapa a ser montada por Vandinho, uma vez que toda a oposição o apoiava, e alguns eleitos da base aliada do governador, que a princípio tinham declarado apoio ao tucano, retiraram o apoio.

Vandinho dobrou a aposta, conquistando apoio de deputados do partido de Marcelo. Mas teve de abrir mão da coordenação do blocão, que passou para o líder do governo na Ales, Dary Pagung. Dary e Tyago retiraram o nome da disputa e teriam, no final de semana, sinalizado apoio a Marcelo. Coser, não conseguindo se viabilizar, por conta dos deputados de direita que não votariam no PT, estaria com Vandinho.

Porém, após a definição do governo, a tendência da base aliada seria de fechar com Marcelo. Até porque os deputados estavam à espera de uma sinalização do governo para bater o martelo. Os nomes a compor toda a chapa de Marcelo ainda estão sendo definidos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp