Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
06/01/2023 às 16h35min - Atualizada em 09/01/2023 às 00h00min

Uma em cada quatro pessoas que sofrem fratura no quadril morrem no pós-operatório

Segundo a International Osteoporosis Foundation, no Brasil, 200 mil mortes por ano são resultantes dessas fraturas

SALA DA NOTÍCIA Fábio Palaveri - Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital
            De acordo com a IOF (International Osteoporosis Foundation, ou Fundação Internacional de Osteoporose, em tradução livre do inglês), uma em cada quatro pessoas que sofrem fratura de quadril morre no período pós-operatório, que varia de seis meses e um ano. O órgão aponta que, no Brasil, cerca de 200 mil mortes por ano resultam dessas fraturas. Elas não estão diretamente ligadas à quebra do osso, mas, sim, a complicações como pneumonia, infecções e problemas cardíacos.

            “Entre os que sobrevivem, metade perde independência. As fraturas costumam ser provocadas por osteoporose, doença que causa perda de massa óssea. A condição afeta perto de 10 milhões de brasileiros. Métodos preventivos devem ser usados, pois evitam lesões, melhoram a saúde e garantem qualidade de vida às pessoas”, explica Francisco José Albuquerque de Paula, endocrinologista da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto (SP) e ex-presidente da ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo).


            Em pessoas com osteoporose, qualquer pequena queda pode resultar em fratura. Segundo a ABRASSO, cerca de 30% dos adultos acima de 65 anos caem anualmente, e 15% sofrerão lesões. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que uma em cada duas mulheres terá quebra de osso, e que ocorrem cerca de nove milhões de fraturas, globalmente, por ano.

            “Além do envelhecimento natural, há fatores que aumentam o risco de quedas. Entre eles, certos medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão, Alzheimer, ocorrências como AVC (Acidente Vascular Cerebral), distúrbios neurológicos e até questões mais simples, como ambientes inseguros, histórico de quedas, entre outros”, ressalta o endocrinologista.

Prevenindo quedas

            A fratura óssea pode trazer graves riscos à saúde, principalmente em questões como limitação física, dependência, depressão, etc.. A prevenção a quedas se mostra necessária. A recomendação inicial é ir a um médico especialista, mencionar como, quando e onde elas acontecem, quais medicamentos usa e, aí, receber as orientações cabíveis para cada caso.

            Muitas vezes ignorada, a visão é peça principal na prevenção a quedas. Ir ao oftalmologista ao menos uma vez no ano, para garantir que as lentes estejam com graduação adequada, faz a diferença. Calçados confortáveis e estáveis são fundamentais, de preferência aqueles com base larga e antiderrapantes. Exercícios físicos também são bem-vindos. A prática diária fortalece o corpo e proporciona mais equilíbrio. Caminhar, por exemplo, é uma das atividades indicadas, pois traz, além de condicionamento físico e disposição, mais confiança.

Segurança em casa

            Como grande parte das fraturas por osteoporose acontece durante tarefas do cotidiano, é fundamental ter uma casa segura, fazendo algumas pequenas alterações. Na cozinha, a altura máxima de armários e prateleiras não deve passar de 1,60m, para facilitar o acesso. O micro-ondas deve estar a uma altura de 1,30m, com uma prateleira ao lado para apoiar pratos. Lavar louças e passar roupas enquanto está sentado é menos cansativo e reduz os riscos de queda.

            Também é recomendado evitar escadas, porém, se não for possível, colocar fitas antiderrapantes na borda dos degraus melhora a aderência e sinaliza o limite do chão. Uma fita de led abaixo do corrimão ajuda a iluminar e não causa ofuscamento. Uma cama mais alta facilita na hora de deitar e levantar. Barras de apoio nos banheiros, pisos antiderrapantes e móveis com pontas arredondadas são outras medidas importantes.

Sobre a ABRASSO

            A ABRASSO representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), SOBEMOM (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e SOBRAO (Sociedade Brasileira de Osteoporose).

            Criada em 2011, a ABRASSO conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino e a pesquisa e realizar ações preventivas de saúde óssea junto ao público leigo.



MDOV  Comunicação  e  Marketing Digital
Atendimentos: Fabio Palaveri (16) 9-8100-5002      |      Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: [email protected]      |      [email protected]
Site: 
www.milagredoverbo.com.br     |     Facebook: milagredoverbocomunicacao
Twitter: @milagredoverbo     |     Instagram: @milagredoverbo

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp