Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/01/2023 às 18h00min - Atualizada em 06/01/2023 às 00h00min

Coopetição na logística contribui para crescimento e expansão das empresas no e-commerce

Colaboração entre empresas pode reduzir custos e melhorar qualidade das entregas, defende o fundador da Uello, Fernando Sartori

SALA DA NOTÍCIA Adriane Garotti

O Brasil teve o maior crescimento de receita em vendas no e-commerce da América Latina: o país registrou aumento de US$ 8,1 bilhões em 2022, se comparado com o ano anterior, e uma receita total de US$ 49,2 bilhões. Os dados são do estudo “Latin America 2022”, realizado pela pesquisadora Retail X. A logística de distribuição e entregas precisa acompanhar os avanços do varejo digital, para que empresas e marcas consigam expandir suas operações e suprir as demandas comerciais. Dessa forma, o constante crescimento de mercado, confirmado pelos números, pode continuar e se sustentar. 

Uma das estratégias que contribuem para este cenário é a coopetição logística, no qual empresas tornam-se parceiras para expandir os negócios e suprir as demandas de mercado. “Quando falamos do setor logístico, um dos principais exemplos de sucesso são os hubs - galpões, centros de distribuição e de armazenamento de produtos -, nos quais dois ou mais players varejistas utilizam a mesma estrutura para realizar as entregas do e-commerce”, explica Fernando Sartori, fundador e CEO da Uello, logtech especializada em logística de entregas.

Pensando em ajudar os varejistas, Fernando Sartori elencou as principais vantagens de adotar a estratégia de hubs. Confira:

1 - Redução de custos: 

A parceria e a colaboração entre os players varejistas possibilitam minimizar despesas, porque o processo neste sistema é centralizado nos hubs. Duas ou mais empresas varejistas utilizam o centro logístico para armazenar seus produtos e realizar a distribuição e entregas dos pedidos, de acordo com a sua demanda.

“Os hubs ficam localizados nos pontos-chave dos municípios do país, contribuindo para rotas mais eficientes, possibilitando entregas same day e no dia seguinte após a compra. A definição antecipada das rotas e a utilização dos centros logísticos geram a economia no número de veículos da frota, minimiza gastos com deslocamentos, além de contribuir para a eficiência de entregas e na redução de poluentes”, explica o CEO.

2 - Qualidade de entregas e satisfação dos consumidores:

Dentre os principais benefícios da coopetição está o alto padrão de qualidade adotado pelas empresas, por meio da colaboração pela inovação e tecnologia, para disponibilizar o melhor serviço de entregas. O objetivo é oferecer experiências únicas e personalizadas para os clientes e consumidores, impactando diretamente na satisfação do consumidor. “A colaboração entre as empresas para atingir melhores resultados de entrega é eficaz. Com a economia promovida pelos hubs compartilhados, elas podem investir juntas na experiência de logística. Os consumidores conseguem acompanhar todo o processo da entrega do produto, passo a passo, o que tem gerado melhores índices de fidelização de clientes, resultando no processo de recompra”, declara Sartori.

3 - Processo de expansão de mercado:

A eficiência no setor permite que as demandas do mercado sejam supridas de maneira precisa, gerando impacto direto na receita final do e-commerce e do varejo. O crescimento está ligado diretamente à qualidade do serviço prestado ao mercado.

“As empresas e players varejistas que adotam essas estratégias e visam a alta qualidade na prestação de serviços conseguem alcançar melhores resultados de mercado. A coopetição tem esse propósito final. Podemos ter como base o crescimento do e-commerce no país nos últimos anos e o forte investimento em hubs, logtechs, tecnologias de mercado e contratação de novos profissionais”, finaliza o CEO.


Sobre a Uello

A startup é uma das 289 logtechs brasileiras que apresentam soluções para otimização da logística, processamento de pedidos, coleta, transporte e entregas, segundo estudo da Liga Insights. A logtech realiza mais de sete mil entregas por dia, para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Alpargatas, Dengo e Mobly. Desde sua fundação, em 2017, foram mais de cinco milhões de entregas efetuadas.

A Uello recebeu premiações importantes, como o “Ranking Exame Negócios em Expansão”, “100 Startups to Watch” e "100 Open Startups”, pela segunda vez consecutiva, e participou de acelerações das renomadas 500 Startups (EUA) e Scale-Up, da Endeavor. Em abril de 2022, a logtech foi adquirida pela Lojas Renner.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp