Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/12/2022 às 15h15min - Atualizada em 26/12/2022 às 15h15min

Comeu e bebeu demais? Veja dicas para se recuperar dos exageros

Comemorações de fim de ano são sinônimos de muita comida gostosa, bons drinks e cerveja gelada. Após as datas, o corpo "grita" se sentindo empanturrado. Saiba como resolver o problema

kennedyemdia.com.br

Fim de ano é sinônimo de Natal, amigo-x com familiares ou amigos e encontros para celebrar a chegada de mais um ano. E com as comemorações, muita comida gostosa e, para aqueles que gostam, bons drinks e cerveja gelada. Mas, após as datas, vem a sensação de exagero, e até o corpo "grita" se sentindo empanturrado. O que fazer para resolver esse problema?

De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, algumas dicas podem ajudar para uma recuperação mais rápida. Após a data da "fartura", o ideal é apostar em alimentos mais leves para compensar o exagero cometido.

Ela também conta que alimentos anti-inflamatórios podem ser introduzidos na dieta depois e até mesmo antes dos eventos. 

Para quem for ingerir bebidas alcoólicas, ela também deu dicas para se recuperar da ressaca. "Para recuperar deve tomar café, beber bastante água, fazer uma alimentação saudável, beber chás com mel, suco de frutas e sopa. Outra dica importante é dormir bem", explica.

Mas a ressaca também pode ser evitada ou, pelo menos, chegar mais fraca. 

A nutricionista clínica e esportiva Carla Cabral, ressalta que a comida, principalmente a da ceia, neste fim de ano, não deve ser vista como vilã. “É possível sim sair um pouquinho da dieta, mas com moderação e sempre pensando na alimentação saudável. O exagero na comilança pode desencadear consequências nada agradáveis”, pontua.

Segundo a personal trainer Joicy Maromba, não é necessário se desesperar quando chega aquela sensação de "meu Deus, estou empanturrado!". Ela afirma que, na maioria das vezes, o aumento de peso na balança é causado pela retenção de líquido.

Conforme a profissional, é importante ter a consciência de que esses dias foram excepcionais e não fazem parte da sua rotina normal do dia a dia. Então, Joicy recomendou que a primeira coisa a se fazer é retomar a rotina.

A profissional reforçou as dicas da nutricionista e falou sobre outras estratégias para voltar a se sentir bem.

1. Atividade física

"Inclua a atividade física no mínimo 3x na semana, se conseguir 5x ou mais. Pode ser musculação, treinos funcionais, esportes, lutas ou dança! Você pode realizar mais de uma atividade física também, desde que não deixe de fazer nenhuma. Lembre-se que para um bom resultado, você deve treinar na sua máxima intensidade, realizando os exercícios corretamente, e sem faltar", disse.

2. Beba muita água

"Com certeza você estará inchado devido ao consumo excessivo de sódio, açúcares e álcool durante os dias de festa e isso fará com que o seu corpo fique mais retido, e a melhor forma de você eliminar esses líquidos, é consumindo muita água. Existe uma conta super simples para saber o cálculo certo de ingestão de água diária adequado para você, que é: 35ml de água X kg da pessoa. Um exemplo: se a pessoa pesa 70kg x 35ml de água: total 2.450, então essa pessoa deve beber no mínimo 2 litros e 450ml de água", disse.

3. Alimentação saudável

"Se você já 'enfiou o pé na jaca' durante esses dias de festas, então agora você deve priorizar uma alimentação mais saudável e limpa! Em todas as refeições, tenha no prato bons carboidratos (como arroz, feijão, batata, mandioca ou macaxeira) porém sem exagerar! Proteínas (carne, frango, ovos ou peixe), saladas, verduras e frutas em geral a vontade", pontuou.

4. Evite alguns alimentos

"O consumo de frituras, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas e fast-food, esses alimentos não favorecem a perda de gordura e nem a eliminação de líquido, por contrário, pode piorar ainda mais a situação. Então, a dica é: evite ao máximo por no mínimo 30 dias, até que o seu corpo desinflame totalmente", ponderou.

5. Chás

"O consumo de alguns chás ajudam a melhorar a flora intestinal, desinflamam o corpo e diminuem o inchaço corporal, fazendo com que seu metabolismo funcione mais rápido e melhor. Alguns indicados são: chá-verde, de cavalinha, de hibisco, de canela e de gengibre", explicou.

6. Sono regular

"Você sabe que nosso corpo queima mais calorias quando dormimos, então nesse período procure ter um sono mais regular. O ideal seria 8 horas de sono direto. Estipule um horário para dormir e acordar, e não faça atividades muito agitadas horas antes de dormir. O descanso é fundamental", falou.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp