Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/12/2022 às 14h43min - Atualizada em 26/12/2022 às 00h00min

Cresce o número de roubos de carga no litoral paulista; em dois dias, foram três caminhões saqueados em São Vicente

Aumento no número de cargas roubadas preocupam empresas de transporte de mercadorias

SALA DA NOTÍCIA Alexandre Poseddon
Na última quinta (22/12), mais um caminhão de carga foi roubado em São Vicente, cidade do litoral sul de São Paulo. É o terceiro veículo de entregas roubado em menos de dois dias na região.

Segundo informação obtida pela Secretária de Segurança Pública (SSP), o motorista e ajudante informaram à polícia que efetuavam uma entrega quando foram abordados por dois homens em uma bicicleta, ambos armados, anunciaram o roubo. Os suspeitos obrigaram o motorista a dirigir até uma comunidade, onde outras quinze pessoas em um grupo que aguardava a dupla começaram a descarregar a carga de bebidas do caminhão.


O caso foi registrado no 2º Departamento de Polícia de São Vicente como roubo e tem sua carga avaliada em R$4.486,00.

Casos anteriores

No mesmo dia (22), pela manhã, um caminhão que transportava uma carga de 1.500kg de ração foi saqueado no bairro Vila Margarida, também na cidade de São Vicente.

A carga avaliada em R$10.000,00 foi roubada por três criminosos, que abordaram as vítimas e em seguida, uma multidão de pessoas, entre elas um adolescente de 17 anos, começou a efetuar o roubo da carga de ração.

A Polícia Militar conseguiu efetuar a prisão em flagrante de um homem de 22 anos e um adolescente, de 17. Os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas, um motorista e dois ajudantes que faziam a rota de entrega da mercadoria.

No dia anterior (21/12), um outro caminhão com carga de cerveja foi assaltado. Segundo a Polícia, agentes da 2ª Companhia de São Vicente receberam a informação de assalto através do Centro de Operações da PM (Copom), para apurar uma ocorrência de roubo de carga de cerveja na Rua Yolanda Conte, no bairro Vila Margarida.

Em depoimento, o motorista informou que foi abordado por seis homens, sendo um deles armado, e foi obrigado a dirigir o caminhão até uma rua próxima, onde parte da carga de bebidas foi subtraída pela quadrilha.

Como evitar os prejuízos

Segundo o especialista em seguro de cargas, Jansen Margarido Pereira, “para as empresas evitarem os prejuízos causados por situações como essa, a melhor alternativa é fazer um seguro de carga para toda a mercadoria transportada, e com isso, estar não só protegido, como também, em dia com a lei”.

Segundo o artigo 20 do Decreto-Lei nº 73/1966 e o artigo 10 do Decreto nº 61.867/1967, é obrigatório para transportadores um Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador de Carga (RCTR-C), bem como, para os embarcadores, o Seguro de Transporte Nacional.

Ainda segundo o especialista, “os seguros obrigatórios por lei, garantem ressarcimento do prejuízo à carga contra acidentes mas, existe ainda a cobertura adicional de Responsabilidade Civil Facultativa (RCF), que permite assegurar a carga contra roubos mesmo danos causados a terceiros”.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp