Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/12/2022 às 16h35min - Atualizada em 20/12/2022 às 00h00min

Falta de luz, nunca mais: como se preparar para os apagões do verão

SALA DA NOTÍCIA Carlos Silva

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, o verão de 2022 foi marcado por recordes de temperaturas com chuvas intensas. E por conta da atuação do fenômeno La Niña, pelo terceiro ano consecutivo, a tendência deve continuar em 2023. Com altas temperaturas, a demanda por energia elétrica é maior. Ter um painel solar é uma ótima alternativa e vai bem a calhar.

Quedas de energia podem ser incrivelmente estressantes. A perda de energia nos tira de nossos confortos diários e essenciais, incluindo tudo, desde entretenimento até refrigeração de alimentos perecíveis. Por isso, investir em aparelhos que gerem energia limpa, como os oferecidos pelo unicórnio EcoFlow, é fundamental.

Os cortes de energia no verão estão se tornando mais frequentes devido ao envelhecimento da infraestrutura e às condições climáticas mais severas em todo o mundo. Normalmente, ocorrem quando a demanda supera a oferta ou quando um desastre natural, como incêndios florestais, danifica a rede elétrica.

Os usuários começam a buscar alternativas na hora de consumir e gerar energia, tentando fugir dos cortes e também reduzir o impacto ambiental. Nos últimos anos, quem fez a diferença na hora de ter energia limpa mesmo em meio a interrupções, foram os que instalaram painéis solares, com baterias para ter energia elétrica de reserva.

Os geradores solares usam painéis solares para gerar energia a partir da luz solar e, em seguida, armazenam a eletricidade em uma bateria solar. É uma fonte de energia alternativa confiável para os dias quentes de verão, quando há mais horas de luz solar direta. Um blecaute longo requer uma usina de energia ou gerador solar com uma bateria de maior capacidade. As opções que a Ecoflow recomenda aos seus usuários com a linha DELTA vão de 288Wh para carregar pequenos aparelhos eletrônicos até 25kWh para abastecer uma casa inteira, incluindo aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

O Brasil é mestre para passar por ondas de calor. Assim, devemos considerar um certo preparo para passarmos bem por elas e viver com uma certa qualidade. Seguem alguns fatores a se considerar:

  • Estocar água

Embora a água corrente ainda deva estar acessível durante uma queda de energia, é sempre melhor prevenir do que remediar. A falta de energia pode afetar as instalações de tratamento de água, que requerem eletricidade, e os eletrodomésticos, como sistemas de desinfecção, aquecedores de água, bombas de esgoto, etc. Uma queda de energia pode aumentar os riscos de contaminação e escassez de água, então você pode não querer abrir a água durante uma queda de energia.

Um suprimento de água engarrafada limpa é um pré-requisito para estar preparado para uma queda de energia. Você também pode manter sua banheira cheia de água ou considerar a compra de um recipiente de armazenamento de água especializado para essa finalidade. Idealmente, você deve ter dois galões de água por pessoa por dia durante pelo menos duas semanas. Manter-se hidratado é essencial.

  • Verifique o abastecimento de alimentos

O que acontecerá com toda a comida na geladeira quando acabar a energia? Eles começarão a descongelar rapidamente e, no final das contas, não serão comestíveis. O risco de deterioração dos alimentos é o motivo pelo qual é melhor armazenar alimentos enlatados que não requerem refrigeração ou congelamento.

Juntamente com um suprimento adequado de comida, faça um estoque das ferramentas necessárias para prepará-las, como um abridor de latas, um pequeno fogão a gás para camping, etc.

  • Encher o armário de remédios

Se você tiver prescrições de medicamentos regulares, vale a pena solicitar ao seu farmacêutico ou profissional médico relevante um suprimento extra. Se isso for proibido devido à natureza do medicamento, você poderá providenciar um suprimento adicional em circunstâncias específicas (como durante uma queda de energia de longo prazo).

Sobre a EcoFlow

        A EcoFlow é uma empresa de soluções de energia renovável e portátil. Desde a sua fundação em 2017, a EcoFlow capacitou pessoas e comunidades em mais de 100 países por meio de suas linhas DELTA e RIVER de estações de energia portáteis e outros acessórios ecológicos. Hoje está avaliada em mais de 1.000 milhões de dólares, o que a torna um unicórnio de tecnologia e sustentabilidade. Em 2018, parte da equipe EcoFlow foi nomeada para a lista Forbes 30 under-Energy.


 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp