Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/12/2022 às 16h21min - Atualizada em 10/12/2022 às 00h00min

Mitos e verdades do treino funcional aliado a tiros de esteira

Rafael Corsino, coordenador da Race Bootcamp, lista curiosidades da modalidade de exercícios de alta intensidade que traz uma experiência única aos praticantes

SALA DA NOTÍCIA Agência Brands

A prática de exercícios traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de contribuir para fatores relacionados à estética do corpo. Para ter uma vida mais saudável, ativa e dinâmica, é preciso muito esforço e determinação e, para que isso se torne algo mais leve, é necessário escolher um exercício que combine com seu estilo de vida. Além da musculação ser uma das principais atividades, tanto para quem quer ganhar massa, quanto para quem busca emagrecer, existem diversas outras atividades benéficas à saúde que podem se encaixar na rotina e se tornar um grande aliado ao objetivo de cada pessoa.

Para fugir um pouco dos exercícios comuns e para quem procura uma atividade diferenciada e desafiadora, uma ótima opção é o treino funcional aliado a tiros na esteira, promovido pela Race Bootcamp, marca que faz parte da rede de Studios do Grupo Smart Fit. A atividade de alta intensidade mistura exercícios musculares, com ou sem peso, que trabalham, predominantemente, força, potência e agilidade, combinados com um treino de corrida. “A atividade faz o praticante ter uma experiência única em treino de alta intensidade, com músicas motivantes, professores que vão desafiar os alunos e um clima perfeito e energizante”, comenta Rafael Corsino, coordenador da Race Bootcamp.


Por ser uma atividade diferente e, relativamente, nova no mercado, dúvidas sempre surgem a respeito dos efeitos, diferenciais e benefícios do treino funcional aliado a tiros de esteira. Pensando nisso, o profissional listou alguns mitos e verdades sobre a prática dessa experiência de treino de alta intensidade. Confira quais são eles, abaixo:

1.
Os exercícios são iguais a um treino funcional comum 
MITO. Um ponto bem importante e que diferencia o treino é a junção do funcional com o tiro na esteira, dois exercícios distintos que, aliados, trazem uma mistura de intensidade com treinos musculares. “O treino funcional, normalmente, trabalha capacidades físicas isoladas como: flexibilidade, mobilidade, agilidade, entre outros. Na Race, são trabalhados exercícios funcionais sempre combinados com treino de corrida. Inclusive, a cada dia da semana, a ênfase do treino é diferente: superior, inferior, core e abdominais ou corpo inteiro, trabalhando todos os músculos desses grupos musculares”, ressalta o coordenador. Isso faz com que o aluno realize 30 treinos distintos por mês, com 45 minutos cada. Além disso, nesse tipo de treino, até mesmo a música é fator responsável e auxilia nos resultados. “Por isso, as playlists são criadas por um DJ, para ajudar a extrair o melhor dos alunos”, completa.

2. Melhora a capacidade cardiorrespiratória e física
VERDADE. Além do treino ser ótimo para a perda de gordura e ganho de massa, outro benefício bem importante é a melhora no condicionamento físico e na capacidade cardiorrespiratória dos praticantes, entre outros muitos benefícios. “Na Race, o aluno ainda consegue progredir as cargas, promovendo ganho de força, além de melhorar sua capacidade cardíaca, que também auxilia no progresso do ganho de força física, combinado com o treino de corrida”, explica.

3. Existe um momento certo do treino em que os professores alteram as luzes e ventilação da sala
VERDADE. As cores têm influência direta nas sensações e isso faz com que, invariavelmente, as pessoas sejam impactadas pelo ambiente ao seu redor. Nas salas da Race, além da tonalidade, as luzes baixas e os espelhos em, ao menos, três faces delas não só dão amplitude ao espaço, mas também ajudam na execução do treino, permitindo uma corrida mais viva nas esteiras, onde o aluno consegue olhar para o restante da sala ou também se concentrar no seu próprio desafio. “Unindo todos esses pontos, diferente de uma sala de treino genérica, onde um mesmo espaço se adequa a diferentes modalidades, na Race, a integração entre luz, treino, temperatura e som são feitos para que os clientes atinjam um mesmo objetivo, tornando a prática mais estimulante e eficaz”, completa Rafael.

4. O treino não é indicado para quem quer ganhar massa
MITO. Muitas pessoas acreditam que os exercícios de alta intensidade podem dificultar bons resultados de hipertrofia e a conquista da tão sonhada definição muscular. Mas, além da preocupação com as atividades físicas, é importante ter cuidados também em relação aos hábitos alimentares para os praticantes. “O treino promovido pela Race Bootcamp, além de auxiliar no emagrecimento, por aumentar o gasto calórico, mesmo após o treino, também é indicado para quem busca ganhar massa muscular, quando conciliado com uma alimentação adequada e balanceada”, comenta o profissional. 

5. Auxilia no combate ao sedentarismo
VERDADE. O treino pode ser, também, um grande aliado para quem sofre desse mal. Por ser um fator de risco para várias doenças, como obesidade, aumento do colesterol e da pressão arterial, toda prática de exercícios físicos é bem-vinda. Além disso, segundo Corsino, a ideia é que as pessoas sejam impactadas pelo ambiente ao seu redor. “Todo o clima do treino é propício para gerar uma experiência a qual a pessoa sinta vontade de voltar e continuar treinando”, conta.

6. Qualquer pessoa pode praticar
VERDADE. Por ser um treino de alta intensidade, algumas questões, como quem pode praticar ou se existe alguma restrição, podem surgir. Porém, o coordenador do Race Bootcamp deixa claro que, respeitando seus limites, todos estão convidados e são capazes de viver essa experiência. “Todas as pessoas podem praticar e as intensidades são ajustáveis a cada aluno”, reforça.

Para aqueles que estão curiosos para entender melhor o treino funcional aliado a esteiras, o profissional alerta ter uma única solução: “Para entender tudo isso na prática, marque um treino e tenha essa experiência. Você não vai se arrepender”, finaliza Rafael. Para adquirir os planos e obter mais informações, acesse o site de Race Bootcamp, além de seu Instagram: @racebootcamp.

Sobre o Grupo Smart Fit
O Grupo Smart Fit é líder no setor fitness na América Latina, com mais de 1000 unidades espalhadas por 14 países e mais de 3 milhões de alunos. Além da rede Smart Fit de academias, o grupo também atua no setor de serviços online, com aplicativos e soluções digitais para treinos à distância, nutrição e cuidados pessoais, controla a plataforma digital Queima Diária, líder no segmento on demand, tem a rede de academias Bio Ritmo e estúdios de treinos específicos, como Race Bootcamp, Vidya Studio, Jab House e Tonus Gym.

Serviço Race Bootcamp, Vidya, Jab House e Tonus Gym
Instagram: @racebootcamp, @vidyastudio, @jabhouse e @tonusgym

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp