Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
07/12/2022 às 18h58min - Atualizada em 08/12/2022 às 00h00min

Entenda a importância de realizar o balanço anual da carreira e dos negócios

“Foi bom, foi mais ou menos, deu para o gasto” não são respostas concretas para quem deseja transformações

SALA DA NOTÍCIA Redação

Com o fim de ano, é chegada a hora de fazer o balanço da carreira ao longo de 2022. Avaliar os pontos positivos, neutros e negativos são fundamentais para entender como melhorar os aspectos profissionais. O consultor e especialista em carreira e negócios Paulo Junior, CEO da PJI Consulting, traz dicas e orientações aos trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos e empresários. Para ele, a virada de ano traz uma ótima oportunidade de autoavaliação e implementação de metas de curto, médio e longo prazo.

Trabalhadores com carteira assinada (CLT)

Paulo Junior destaca que duas questões são importantes para quem é CLT: o funcionário precisa ter o entendimento do atual papel que ele ocupa dentro da empresa, seguido pela clareza das próprias forças.

Assim, o colaborador deve entender e traçar metas de onde pretende chegar, além de conhecer os pontos em que precisa melhorar para realizar essa conquista. Pontos que podem estar ligados à atualização do currículo, que deve acontecer a cada seis meses, através de novos cursos. Além disso, aprimorar o que você faz de melhor pode ser um impulso para ter maior destaque dentro da empresa.

“Lembrando que pedir aumento ou uma promoção sem avaliar os quesitos necessários pode não ser uma boa estratégia. Antes de ter essas conquistas é necessário se preparar para que elas aconteçam”, explica.

O consultor reforça que fatores como a procrastinação, a mesmice e a falta de perspectivas de futuro são alertas para a necessidade de mudanças e atenção à saúde. “Se internamente o colaborador estiver fortalecido, fica mais viável contornar situações de desafios”.  

Servidores Públicos

No âmbito profissional, de acordo com o especialista, existem muitos servidores públicos que não estão felizes e realizados com a carreira e se prendem à chamada estabilidade. “No entanto, não importa se você é servidor, CLT, empresário, autônomo, profissional liberal ou qualquer outra denominação profissional, nessa época em que vivemos são fundamentais o autoconhecimento e o entendimento de onde queremos chegar utilizando os métodos certos”, acrescenta Paulo Junior.

Como orientação, é indicado que esse profissional tenha um planejamento de carreira e estipule metas com ações claras a serem colocadas em prática. “Assim, é possível tentar se movimentar dentro do próprio órgão para conhecer novas áreas, trabalho e pessoas. Não sendo viável, busque outros caminhos. Retome os estudos para um novo concurso, por exemplo, ou veja se não é a hora de realizar o sonho de empreender. Para qualquer situação é preciso preparo, sendo necessário economizar recursos financeiros para se permitir um período de transição”.

Segundo Paulo Junior, quer seja na empresa pública ou privada, quem deve cuidar da carreira é o próprio profissional. “Quem promove o profissional é ele mesmo, não é a empresa onde ele está”.  

Empresários

Já para os empresários pequenos, médios ou grandes, existem diversos pontos a serem avaliados ao longo do ano tais como: “como comecei em janeiro e como estou terminando o ano”, medição de vendas, faturamento, lucro líquido, “cresci ou não cresci”, “qual foi o percentual de crescimento”, “quem foram meus reais parceiros”... Todas essas pontuações oferecem uma base objetiva de indicadores para avaliar se o ano foi bom ou não.

“Se faz necessário às empresas o uso de indicadores de performance de negócios, incluindo a performance pessoal. Esse empresário errou e aprendeu, se divertiu, buscou melhorar ou só pagou boletos e resolveu problemas? São questões que precisam ser respondidas de forma sincera, é uma avaliação com foco na aprendizagem”, explica Paulo Junior.   

“Por fim, é válido destacar que as empresas só crescem com gente competente e que esses balanços anuais devem ser realizados. Avaliações genéricas como ‘foi bom, foi mais ou menos, deu para o gasto’, não são respostas concretas para quem quer crescer e deseja transformações. Ter visão de futuro é essencial em todas as categorias, ela parte da liderança da própria vida, da carreira e dos negócios. Quem lidera desenvolve competências e norteia projetos, crescimento e resultados”, afirma o diretor da PJI Consulting.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp