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06/12/2022 às 12h56min - Atualizada em 07/12/2022 às 00h00min

Sonepar no Brasil registra alta de 18% na venda de produtos de seu “portfólio verde”

No mês em que a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27) chama a atenção do mundo para as questões ambientais, multinacional reforça seu compromisso de tornar mais sustentável o mercado de materiais elétricos.

SALA DA NOTÍCIA Larissa Landa

São Paulo, novembro de 2022 – A Sonepar, líder global e nacional na distribuição de materiais elétricos, inclui o desenvolvimento sustentável em seu plano estratégico de negócios e atua conforme as práticas de governança ambiental, social e corporativa, conhecidas internacionalmente pela sigla ESG. 

 

Além de todo o compromisso com a sustentabilidade, a grande missão da organização no país é apoiar os clientes a atuarem de forma mais eficiente, economizando energia, promovendo a circularidade e reduzindo a pegada de carbono. Assim, para fazer a diferença nessa atuação sustentável com os clientes e o mercado, desde 2020 a Sonepar no Brasil desenvolve um portfólio verde, que hoje já conta com mais de 40 mil itens cadastrados e um aumento registrado de 18% nas vendas em comparação ao último ano.

 

Para que esses “produtos verdes” possam ser identificados, o engajamento dos fornecedores é fundamental. A companhia iniciou as abordagens com um grupo de fabricantes estratégicos e esclareceu os critérios para a classificação dos materiais elétricos. Em seguida, os fornecedores levantaram dados sobre seus portfólios, que passaram por uma avaliação e uma validação conjuntas.

 

É possível mapear e classificar os itens como parte do portfólio verde com base em quatro categorias: Redução do Consumo de Energia; Circularidade, que avalia a existência de programas de reciclagem, possibilidade de reparo e eliminação de resíduos; Materiais Sustentáveis, pilar que engloba a análise da composição, presença de substâncias tóxicas de acordo com as certificações EcoLabel, REACH e ROHS; e Certificação de Produtos ou Serviços,  verificando se os itens aderem a programas de logística reversa e compensação de produtos ou embalagens”, explica Bianca Bricio, gerente de Sustentabilidade da Sonepar no Brasil.

 

Bianca ainda relata que a empresa adequou os sistemas internos e externos para deixar as informações sobre os produtos sustentáveis disponíveis à equipe comercial, aos fornecedores e aos clientes. “Além disso, promovemos constantemente campanhas e treinamentos, tanto aos nossos colaboradores quanto aos fabricantes, com o objetivo de proporcionar uma escolha mais consciente aos clientes”, afirma ela.

 

A Sonepar Brasil aposta que, com essas medidas, os clientes podem compreender exatamente o diferencial dos produtos que estão adquirindo. Neste contexto, o preço dos itens passa a ser secundário na priorização de compra, conforme aponta Rafael Kenji, gerente de Produtos da empresa: “em muitos casos, o preço dos produtos verdes é o mesmo dos demais. Porém, mesmo que o preço varie entre 5% e 15%, eles acabam ganhando a preferência dos clientes, que optam pelas marcas conscientes e comprometidas com o planeta, além de terem a ciência de que esses itens trarão maior benefício e eficiência às suas aplicações e operações”.

 

Compromisso com a sustentabilidade

Operando no país por meio das empresas Dimensional, Eletronor e Nortel, o Grupo Sonepar assumiu o compromisso de ser mais sustentável e se preparar para os desafios de transição energética do futuro, promovendo produtos eficientes e aumentando a conscientização sobre a sustentabilidade por meio de soluções de e-learning e da criação da Academia de Transição Energética.

 

Em 2019, a empresa mediu no Brasil sua pegada de carbono pela primeira vez e vem trabalhando muito para reduzi-la substancialmente nos próximos anos, tendo como meta estar em conformidade com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global em 1,5° C até 2050. 

 

Além disso, a fim de auxiliar os clientes e o mercado nessa missão sustentável, o investimento na capacitação da força de vendas das empresas é constante, para que tenham uma abordagem cada vez mais consultiva e possam agregar valor em toda essa cadeia, além de provocar e incentivar seus próprios fornecedores a se engajar neste movimento também.

 

“A Sonepar tem percebido um aumento na demanda dos clientes por iniciativas ligadas à sustentabilidade, envolvendo tanto ações voltadas para produtos e serviços quanto ações internas da empresa, à mensuração da pegada de carbono, à busca por eficiência energética e até à redução no consumo de combustíveis”, destaca Ricardo Daizem, diretor de Operações da Sonepar no Brasil. “Ajudar os clientes a atuar de uma forma mais verde e eficiente envolve o olhar para o produto em todas as suas etapas: aplicação, avaliação do seu tempo de vida, serviços para reparo, manutenção e descarte ao final do ciclo de uso”, finaliza. 

 

 

 

Sobre a Sonepar Brasil

A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 45 mil colaboradores no mundo e que atua por meio de 100 empresas em 40 países. Em 2021, o Grupo registrou vendas de € 26,4 bilhões (em 31 de dezembro de 2021). No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também é líder no país, como resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar no Brasil é composta pelas companhias Dimensional, Eletronor e Nortel. Possui 70 filiais, nove centros de distribuição, mais de 1.800 colaboradores e registrou em 2021 um faturamento de R$ 1,9 bilhão em vendas. Fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais), comercializando seus produtos via televendas, lojas de varejo (balcão), lojas In Company (dentro da planta industrial do cliente), vendedores externos e pelas plataformas digitais.

 

Para mais informações

Larissa Landa – [email protected]

Stevan Camargo – [email protected]

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