Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
24/10/2022 às 20h31min - Atualizada em 25/10/2022 às 00h00min

Economia circular dá o tom da Mega Artesanal 2022

Feira traz novidades da indústria em direção à sustentabilidade.

SALA DA NOTÍCIA Estela Maria
http://www.wreventos.com.br/
MEga Artesanal 2022
  • Alta qualidade e refinamento derrubam mitos em torno dos produtos feitos a partir de materiais reciclados.
  • A maior feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais da América Latina acontece de 26 a 29 de outubro no São Paulo Expo. 

 A base de conhecimentos ancestrais, com uma boa dose de pesquisa industrial, uma pitada de sensibilidade ambiental e está pronta a receita para o futuro da economia circular no artesanato - um modelo de crescimento baseado na preservação e otimização dos recursos naturais e no fomento à eficácia dos processos.

“O artesanato carrega em si um modelo que respeita o tempo, o meio ambiente e as pessoas. O que estamos vendo agora é o olhar da indústria nessa direção, para produzir e comercializar seus produtos no sentido de um crescimento econômico sustentável, mantendo as condições do meio ambiente”, analisa Rita Mazzotti, organizadora da Mega Artesanal, que atua há 20 anos no segmento. “Fabricação de feltro a partir da reciclagem de garrafas PET, fios produzidos a partir de resíduos da indústria têxtil e tingimento de tecidos com tintas naturais, por exemplo, são algumas das práticas do nosso mercado que já acontecem há alguns anos e servem de modelo para toda a cadeia”, completa.

E o exemplo de Rita é dado de dentro de casa. Na última edição da Mega Artesanal, a maior feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais da América Latina, nada menos que 32 caçambas de 22 metros cúbicos foram contratadas para levar todos os resíduos da feira para reciclagem, beirando as 400 toneladas de resíduos. Dentre os expositores da feira, é possível destacar alguns exemplos:

                          feltro partir de garrafas PET

Desde 2009 produz  feltro a partir de garrafas PET, utilizando cerca de 50 garrafas por metro quadrado de feltro. Em 2022 lança o projeto Ciclo Sustentável Criativo,  que está um passo à frente da sustentabilidade dos resíduos de corte, ou mesmo os produtos depois de “velhos”, podem ser reutilizados na jardinagem por ter as mesmas propriedades do xaxim. 

A marca EuroRoma pertence ao Grupo EuroFios, maior produtor de fios e barbantes ecológicos do Brasil. Anualmente, recicla mais de 12 mil toneladas de resíduos têxteis e é a única empresa brasileira que detém todos os processos da cadeia, desde a coleta, transformação até a distribuição do produto final.

Produtos em fibra de juta a partir de uma cultura integrada ao bioma amazônico, plantada nas calhas dos rios, sem agrotóxicos, herbicidas ou fungicidas e adubação natural.

Lançou os fios EcoJeans, produzidos a partir da reciclagem de aparas de jeans da indústria de confecção e sem passar por processos químicos de tingimento -  suas cores são as mesmas das peças de origem.

Lançamento da linha Botanique, com o fio cru, isento de processos químicos, com embalagem sustentável (papel semente) gerando zero lixo e economia de água e energia em seu processo de fabricação. 

Utilização de 100% de energia renovável na fábrica; Reciclagem de embalagens por meio de compensação ambiental; Linha BeGreen de produtos feita com pelo menos 70% de material reciclado;

 

Serviço

MEGA ARTESANAL 2022

Data: 26 a 29 de outubro 

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5. Água Funda, São Paulo/SP. (Vans gratuitas saindo da Rua Anita Costa, ao lado do metrô Jabaquara, até o evento).

Horários

De 26 a 28/10 - 10h às 19h

Dia 29/10 - das 10h às 18h

Ingressos: Online ou na bilheteria 

Valores: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia).

Restrições: Proibida e entrada de menores de 12 anos, exceto lactentes de até 2 anos.

Estacionamento: Informações aqui.

 

 

 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp