Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/10/2022 às 16h12min - Atualizada em 10/10/2022 às 16h20min

Com expectativas incertas sobre a redução da Selic, portabilidade de financiamento aparece como boa opção para baratear parcelas

Apesar da demanda em queda, especialista alerta que o método pode ajudar a reduzir prestações em até R$ 1 mil

SALA DA NOTÍCIA Wesley Henrique Colpani
Bruno Gama, CEO da Credihome by Loft. (Foto: Divulgação/Credihome by Loft)

Apesar da elevada taxa de juros no Brasil e com chances de novos aumentos ainda este ano, conforme indica o próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o mercado imobiliário segue apresentando possibilidades de baixar os custos de um financiamento. Entre as alternativas, o proprietário com imóvel financiado encontra a chance de fazer a portabilidade de financiamento, movimento onde o adquirente troca de instituição financeira a fim de obter maior economia nas parcelas.

De acordo com Bruno Gama, CEO da Credihome by Loft - principal plataforma de crédito imobiliário do Brasil que visa desburocratizar o financiamento por meio de um processo totalmente digital e com uma assessoria gratuita e completa - mesmo com o atual índice de 13,75% da Selic, a troca de instituição em que o imóvel está financiado é uma ótima alternativa para conseguir economizar e até baixar o montante final pago pelo imóvel.


O juros no Brasil cresceu de forma acelerada nos últimos 18 meses, saindo de 2% a 13,75% ao ano. Porém, o aumento da Selic não influencia diretamente no financiamento imobiliário, visto que o juros é calculado em cima da poupança + TR. Por isso, é possível que os proprietários consigam economizar por meio da portabilidade de financiamento, ou seja, solicitando a mudança para uma nova instituição que disponibilize melhores taxas e condições de pagamento para seu imóvel”, explica.

Apesar dos benefícios atrelados a essa transição, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que concentra o maior volume de pedidos aceitos e dinheiro movimentado do segmento imobiliário, registrou uma queda de 90% na portabilidade em junho, em relação ao mesmo mês de 2021.

Ainda de acordo com o especialista, uma das justificativas por trás dessa queda demasiada é o desconhecimento do público diante dos benefícios e baixos riscos vinculados ao movimento. “Dentre as principais vantagens da portabilidade estão as reduções da taxa efetiva de juros, além do aumento do prazo do financiamento. A combinação desses fatores pode gerar, em alguns casos, reduções de até R$ 1 mil nas parcelas e maior tempo de pagamento. Vale dizer ainda que é possível contar com mudanças referentes ao sistema de amortização e de alíquotas de seguros obrigatórios, que também ajudam no barateamento das prestações”, pontua o CEO da Credihome by Loft.

Em contrapartida, a portabilidade acaba também trazendo alguns custos adicionais para o proprietário, principalmente relacionados à operacionalização, de averbação do novo contrato de financiamento e o da atualização de documentos para apresentação ao novo banco. “É imprescindível que a pessoa tenha esse montante em mente para que o resultado final da operação seja realmente positivo para o bolso”, avisa Gama.

Como fazer a portabilidade?
Para conseguir aplicar essa modalidade em seu financiamento, o comprador precisa aprovar crédito no produto portabilidade, que poderá ser tanto para Crédito Imobiliário ou para Empréstimo com Garantia de Imóvel. Após o crédito ser aprovado, será solicitada a documentação padrão para viabilização da contratação. Durante esse processo, será avaliada toda a documentação do proprietário do imóvel, saldo devedor do financiamento com o credor atual e efetuada a avaliação do imóvel, que servirá de base para enquadramento da operação.

As únicas restrições envolvidas nesta movimentação se devem à inadimplência no financiamento vigente ou no mercado, seja diretamente com as instituições financeiras ou apontamentos no SERASA/SPC.

Segundo Bruno Gama, os consumidores que pretendem fazer a portabilidade devem estar bem informados e assessorados para conseguir realmente economizar com o processo. “O tomador deve se atentar ao benefício que esta movimentação lhe oferece, não só para o curto, mas principalmente, para o longo prazo, o que significa que além de reduzir o valor da prestação atual, é importante que calcule o preço final a ser pago. Financiamentos são compostos de juros, amortização e seguros, portanto avaliar o impacto destes itens no longo prazo pode responder se realmente a transação é positiva”, completa.

Sobre a Credihome by Loft
A Credihome by Loft é uma plataforma digital de crédito imobiliário que conecta o cliente interessado no financiamento imobiliário ou home equity a todos os bancos de maneira gratuita, online, prática e sem burocracia, provendo ainda uma assessoria completa desde a aprovação do crédito até a liberação do recurso.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp