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07/10/2022 às 17h30min - Atualizada em 09/10/2022 às 00h00min

Nove em cada dez consumidores acreditam que as mudanças climáticas levam ao aumento das contas de energia, diz estudo da Schneider Electric

Mais da metade dos entrevistados espera que novas residências (construídas ou adquiridas) sejam equipadas com dispositivos domésticos inteligentes

SALA DA NOTÍCIA Rebecca Emy

Uma pesquisa global feita pela Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, revela que nove em cada dez (86%) consumidores acreditam que as mudanças climáticas levarão ao aumento das contas de energia. Por isso, para eles, cada indivíduo deve desempenhar um papel cada vez maior na proteção do meio ambiente.

Outras análises feitas no levantamento apontaram que:

  • Sete em cada dez (72%) consumidores consideram a redução da pegada de carbono uma prioridade pessoal
  • Mais da metade (55%) dá importância ao fato de suas casas se tornarem carbono zero, mas menos de um terço (31%) realmente acredita que isso provavelmente acontecerá
  • Mais da metade (55%) acredita que é responsabilidade dos indivíduos combater as mudanças climáticas

“Com o preço da energia e o custo de vida aumentando, junto com o crescente número de dispositivos e veículos elétricos (EVs), o gerenciamento de energia doméstica tem ganhado grande relevância entre consumidores, construtores de casas, empresas e governos em todo o mundo”, afirma Jaap Ham, professor associado de engenharia industrial e ciências da inovação da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Holanda), que consultou os resultados do relatório. 

Segundo ele, embora os números apresentados pela pesquisa mostrem que muitos consumidores desejam fazer mudanças, muitos ainda se sentem pessimistas sobre a diferença que podem fazer. “A maior barreira para mudar é a nossa mentalidade.  Essas descobertas mostram que, à medida que adotamos soluções digitais inteligentes para combater o inimigo invisível (gestão e consumo de energia), substituímos os combustíveis fósseis por eletricidade limpa e inteligente nas dietas energéticas de nossas casas. Dessa forma, podemos ver como estamos contribuindo significativamente para a luta global por um planeta mais sustentável.”

Dispositivos ‘smart home’ para melhorar a eficiência energética em casa
O estudo também revela que os consumidores querem levar estilos de vida sustentáveis, colocando a eficiência energética em casa como principal prioridade. O levantamento aponta que:

  • 40% dos entrevistados acreditam que a tecnologia de casa inteligente ajudará a tornar o ambiente mais sustentável
  • Mais da metade (54%) espera que sua nova residência seja equipada com dispositivos domésticos inteligentes, um aumento de 13% em relação à pesquisa realizada anteriormente (2020)
  • Indivíduos e famílias estão dispostos a gastar entre £ 1.691 e £ 1.995, nos próximos 12 meses, em eficiência energética. Dos que já possuem dispositivos instalados com essa novidade, a intenção é investir  pelo menos duas vezes o montante, ficando entre £ 2.215 e £ 2.613 
  • Iluminação e termostatos inteligentes também estão entre os três principais dispositivos mais comprados

Junto com o custo de vida e da energia crescentes, o gerenciamento do consumo é o que leva os consumidores a agir e investir em soluções sustentáveis ​​inteligentes.

Casa inteligente e sustentável

Respondendo à necessidade de inovação sustentável, a Schneider Electric está avançando para ajudar a resolver os desafios energéticos atuais. Ao oferecer soluções e materiais para reduzir a pegada de carbono, a empresa pode ajudar a tornar o uso de energia em edificações mais inteligente e eficiente e reduzir o impacto das casas no planeta.

“Os consumidores, na atual crise de energia, precisam ter mais controle sobre como a energia é produzida, armazenada e distribuída em suas casas – em termos de sustentabilidade e contas”, diz YiFu Qi, vice-presidente executivo de Global Home and Distribution da Schneider Electric. 

De acordo com ele, o mercado residencial está em um ponto de inflexão, mas a boa notícia é que as soluções tecnológicas já estão disponíveis no mercado e ajudam, assim, os consumidores a ter estilos de vida mais sustentáveis ​​e os capacitam a desempenhar um papel significativo no alcance da descarbonização. “A pesquisa mostra que há maior compreensão sobre como as pessoas podem melhorar o gerenciamento da eletricidade e como a tecnologia pode ajudá-las a ser mais eficientes.”


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