Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/10/2022 às 21h58min - Atualizada em 06/10/2022 às 00h01min

LA NIÑA MUDA O CLIMA NA PRIMAVERA E REFORÇA A NECESSIDADE DE CUIDADOS COM A PELE

Fenômeno climático traz variações de temperatura que afetam o organismo como um todo, em especial a saúde da pele e dos cabelos

SALA DA NOTÍCIA MXP Comunicação Ltda
Foto: divulgação
Cada uma das quatro estações exige estratégias diferentes nos cuidados com a pele e os cabelos. Mas nesta primavera, um fator em especial chama a atenção dos dermatologistas. Trata-se do La Niña. O fenômeno é um indicativo das respostas que o organismo necessita diante das variações dos humores climáticos que vão alternar temperaturas amenas e dias muito quentes, mais parecidos com os do verão.

A passagem do fenômeno La Niña pelo terceiro ano consecutivo no Brasil explica o clima mais seco nesta região do País. “Em função do La Niña, teremos uma primavera com grandes variações de temperatura”, afirma Ana Ávila, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. Segundo a especialista, o que vai caracterizar a nova estação são temperaturas um pouco abaixo da média, alternando-se a dias bastante quentes.


Além da pele e dos cabelos, o organismo como um todo se ressente das oscilações climáticas. Por isso, combinadas com os cuidados externos, a hidratação e a alimentação balanceada, rica em nutrientes, são fundamentais para reforçar a imunidade do corpo.

Nas condições esperadas para esta primavera, a sensibilidade, a hidratação e a renovação celular da pele são bastante afetadas. “Especialmente nos períodos de altas temperaturas, que são esperados nesta estação, a pele tende a ficar mais oleosa, favorecendo o aparecimento de cravos e acne”, observa a dermatologista Anelise Dutra.

Para que a pele não se ressinta das variações climáticas provocadas pelo La Niña, o dermatologista Dário Rosa reforça a importância de higienizá-la corretamente e recomenda o uso de água termal e do hidratante para manter o aspecto saudável.

Outra situação que exige cuidados é a exposição solar. Sem a devida proteção, a pele pode ficar ressecada. Em alguns casos, chega ao ponto de descamar. “A aplicação do filtro solar adequado a cada tipo de pele é fundamental”, afirma o dermatologista. Além de evitar os efeitos nocivos dos raios solares UVA e UVB, o protetor é um agente de prevenção contra o câncer de pele e outras doenças graves.

Para quem se submete a tratamentos estéticos, como depilação a laser, aplicação de ácido hialurônico, entre outros procedimentos, Anelise Dutra e Dário Rosa são unânimes em afirmar que o filtro solar não apenas protege a pele, mas auxilia na recuperação das áreas tratadas.

Saúde dos cabelos
A primavera é uma estação propícia a recuperar os danos causados pelo inverno e preparar os cabelos para o verão. “Em qualquer tempo, o que se busca é a saúde e a beleza dos fios. Portanto, assim como cuidamos da pele, devemos dedicar tempo e atenção aos cabelos”, diz Dário Rosa.

Lavar os cabelos regularmente, utilizando xampus e produtos adequados, é a primeira recomendação do especialista. A hidratação e as máscaras de nutrição para reparar os fios também fazem a diferença para fios bem tratados.

Da mesma forma que se protege a pele, os cabelos devem ser preservados da radiação solar. “É fundamental usar produtos com Fator de Proteção Solar (FPS), além dos protetores físicos, como chapéus”, indica Anelise Dutra.

A dermatologista recomenda ainda que se use menos secador, chapinha e babyliss nesta estação. “Se for inevitável usá-los, devemos aplicar um protetor térmico antes e um reparador de pontas depois destes procedimentos”, diz.

Mesmo com o La Niña regulando os humores do clima, os dermatologistas Anelise Dutra e Dário Rosa reforçam que os cuidados e rotinas com a pele e os cabelos revertem-se em saúde em qualquer época do ano.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp