Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
20/09/2022 às 23h10min - Atualizada em 21/09/2022 às 00h00min

Quer otimizar resultados no seu negócio? Confira seis dicas para criar vídeos virais

Bruno Gomes, empresário e especialista em marketing digital, apresenta estratégias orgânicas para empresas podem capturarem mais clientes com vídeos virais

SALA DA NOTÍCIA Amplie Comunicação
Chamamos de "vídeo viral" aquele tipo de vídeo que que as pessoas compartilham entre si em larga escala, por livre e espontânea vontade, sem nenhum tipo de pagamento por parte da empresa, apenas por engajamento. O nome "viral" vem da forma como ele funciona, passando rapidamente para diversas pessoas, semelhante a atuação de um vírus.

 Atualmente, essa é uma das estratégias mais eficientes nas redes sociais.


"Os vídeos virais são poderosas ferramentas de posts orgânico e têm potencial para alcançar um público imenso. Assim como os memes - que de tempos em tempos se tornam tendências no digital e transpõe os seus dizeres e brincadeiras para o mundo real -, os vídeos virais são rapidamente disseminados. As empresas tem e devem que utilizar esse recurso. É necessário ficar atento, pois cada rede social tem a sua metodologia e algoritmo, portanto, antes de fazer um vídeo viral, verifique qual rede social que será o seu alvo", comenta Bruno Gomes, empresário e especialista em marketing digital.

Confira seis dicas que o especialista utiliza como base para criar vídeos virais.

Capture a atenção nos primeiros segundos

De acordo com Bruno Gomes, independente da rede social, o imediatismo está presente. Portanto, logo nos primeiros segundos do vídeo, busque capturar a atenção do internauta. Crie vídeos de impacto, que deixem a pessoa curiosa para continuar assistindo.

Extremos
Uma outra característica presente em vídeos virais é que eles são algo fora do comum. Diversos influencers utilizam os "extremos" como característica para ganhar mais audiência. Exemplo: alguns vídeos procuram apresentar a pessoa como extremamente rica, outros, apresentam pessoas que aparentemente são extremamente pobres. Ambos possuem a sua audiência. Segundo Gomes, quanto mais fora do comum for o vídeo, maiores são as chances de ele se tornar viral.

Aproveite tendências
Outro truque muito utilizado é aproveitar tendências para criar vídeos virais. Seja grandes eventos como a Copa do Mundo ou eleição, ou algum fato inusitado que praticamente todo mês acontece e ganha às graças do público. Fique atento ao que ocorre no mundo e tenha o timing perfeito para publicar um vídeo que seja parte dessa tendência. Aproveitar esse engajamento é uma excelente oportunidade para tornar o seu vídeo viral.


Otimize o storytelling
Todos vídeo deve contar uma boa história, mesmo que essa seja contatada em 30 segundos ou até menos. Procure criar vídeos que tenham nexo, com começo, meio e fim. Se possível, utilize um elemento surpresa nesse vídeo para ele não só chamar a atenção mas também ser compartilhado. Busque também criar vídeo que façam as pessoas se identificarem.


Utilize legendas
Grande parte das pessoas passam os seus feeds com o aplicativo no mudo. Portanto, caso o seu vídeo dependa muito de som, por melhor que ele seja, terá uma possibilidade muito grande de ser ignorado. Bruno Gomes sugere a criação de legendas chamativas para os vídeos. Isso irá favorecer o engajamento dos mesmos.

Use estratégias de marketing digital
Cada rede social possui um algoritmo próprio e as suas próprias metodologias. O Instagram não funciona da mesma maneira que o Tik Tok. Estude a rede social que vai utilizar. Após esse estudo, busque implementar estratégias - como hashtags, horários mais acessados e recursos da rede social em questão - para publicar o seu vídeo. Esse item é primordial para o seu vídeo ter maiores chances de engajamento.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp