Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/09/2022 às 19h34min - Atualizada em 20/09/2022 às 00h06min

5 dicas para implementar uma viagem de incentivo e aumentar a motivação da sua equipe

Após quase dois anos de queda, viagens de incentivo crescem 37%; Thais Sacchelli, Diretora de Eventos e Viagens de Incentivo da TGK Travel, passa orientações de como implementar uma viagem de incentivo e aumentar o engajamento em sua empresa

SALA DA NOTÍCIA Amplie Comunicação

Um dos setores mais impactados com a chegada da pandemia foi o de viagens corporativas. O isolamento social fez com que o segmento se tornasse praticamente inexistente durante o período pandêmico. Porém, esse cenário vem mudando nos últimos meses. De acordo com a ABRACORP (Associação Brasileira de Viagens Corporativas), no último mês de junho, o setor ultrapassou o faturamento de R$ 1 bilhão. É a primeira vez que isso ocorre desde o início da pandemia.

Paralelo a isso, o setor de viagens de incentivo também obteve um crescimento. De acordo com a TGK Travel, empresa especializada em viagens de incentivo, no primeiro semestre de 2022, o segmento teve um aumento de 37% no número de viagens de incentivo. 

"Na prática, as viagens de incentivo são um estilo de viagem corporativa mas com foco em estimular o engajamento por meio de experiências únicas e exclusivas, pensadas e idealizadas para o público alvo que a empresa tem como target", informa Thais Sacchelli, diretora de eventos e viagens de incentivo da TGK Travel. "Elas são uma viagem de premiação, na qual os premiados ganham uma experiência inesquecível após baterem as metas. Embora sejam muito comuns com colaboradores, elas também podem ser utilizadas para estreitar laços entre a empresa com parceiros e clientes".

Embora a TGK Travel afirme que muito do recente crescimento no setor seja em virtude de uma demanda reprimida com a chegada da pandemia, a empresa destaca que no período pós-pandêmico viagens de incentivo são uma excelente maneira de otimizar o engajamento.

"Ao estimular o engajamento de colaboradores, parceiros e clientes, isso é, criar brandlovers, pessoas que amam a marca e vestem a camisa da empresa, consequentemente a organização desenvolve melhores resultados empresariais. O engajamento é uma chave  para a otimização da empresa como um todo. Nesse aspecto, as viagens de incentivo, isso é, premiar pessoas com uma experiência de viagem fantástica, pode ser muito interessante. Principalmente, após quase dois anos de constantes isolamentos sociais. As pessoas estão ansiosas para viajar e conhecer o mundo", comenta Thais.

Confira abaixo cinco dicas que a especialista indica para empresas que desejam implementar uma viagem de incentivo para  os seus colaboradores:

Foco na experiência

As viagens de incentivo tem o objetivo de motivar as pessoas, portanto, foco na experiência. Quanto mais você concentrar o planejamento da viagem centralizando na experiência que o premiado irá obter, melhor será a viagem em si. Organize atividades que se tornem inesquecíveis. Com isso, quando eles voltarem para a empresa e contarem como foi a viagem, outros colaboradores irão se sentir motivados a se esforçarem ao máximo para ganhar o prêmio no ano seguinte.

Vacinas, testes e documentos

Se antigamente tudo que uma pessoa precisava para realizar uma viagem era um e-ticket e seus documentos pessoais, hoje em dia ela deve levar diversos comprovantes de vacinas. O mundo está diferente e com isso novos cuidados merecem a sua atenção. Ao escolher o destino da viagem, atente-se para quais vacinas o local aceita. Exemplo: a Alemanha, por enquanto, não aceita a Coronavac. Detalhes como esse podem arruinar toda a viagem de incentivo. Além das vacinas, temos também a necessidade dos exames RT PCR ou teste antígenos, solicitados em muitos lugares. Além disso, vale lembrar que em alguns países, fora as vacinas e testes para COVID, temos também outras vacinas obrigatórias, como a febre amarela. Tudo isso deve estar em seu planejamento ao determinar o destino de uma viagem de incentivo.

Busque evitar ao máximo momentos de estresse aos premiados

A viagem de incentivo é uma viagem de premiação. Sendo assim, reduza o máximo possível o estresse dos premiados. Atitudes simples - como organizar os documentos necessários para o check in ou fazer de tudo para que os premiados não fiquem parados em filas - se tornam um grande diferencial para que a viagem de incentivo seja leve e agradável.

Tenha regras claras para a premiação

Embora o foco da viagem de incentivo seja oferecer uma experiência inesquecível aos premiados, não devemos esquecer que o seu objetivo principal é otimizar os resultados da empresa. Para isso, tenha regras claras de como a pessoa pode conquistá-la. Quais metas ela tem que bater? Em quanto tempo? Qual pode ser o grande diferencial para ela ganhar essa viagem inesquecível? Alinhe tudo aquilo que é necessário para a empresa progredir e busque inserir como a pessoa pode alcançar essas metas. Após isso, busque divulgar isso de uma maneira que fique muito simples para as pessoas entenderem. Dessa maneira a viagem de incentivo fará a sua mágica.

Personalização 

A viagem de incentivo é uma experiência. Independente do público alvo ou do budget, oferecer uma experiência magnífica deve ser o foco dessa ferramenta. Busque enxergar pelos olhos dos potenciais premiados. Que tipo de viagem seria interessante para eles ganharem a ponto de darem o melhor de si no trabalho? O que seria tão atraente para alcançar o engajamento necessário de colaboradores, parceiros e clientes? Após essa profunda reflexão, organize a viagem e divulgue o prêmio. A personalização é uma lei e deve estar a todo momento presente entre os premiados. Desde o ato de chamá-los pelo nome, até  uma carta personalizada em cima da cama dizendo o quanto eles são bem-vindos. Dessa maneira, a viagem de incentivo irá surtir efeito prático nos resultados da empresa.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp