Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
12/09/2022 às 19h48min - Atualizada em 13/09/2022 às 00h00min

Espetáculo promove a visibilidade lésbica por meio do teatro, da música e da palhaçaria

Idealizado pelo casal de atrizes e palhaças lésbicas Angélica Müller e Daniela Biancardi, peça “Las Tortas” estreia dia 15 de setembro no SESC Santana

SALA DA NOTÍCIA Mariana Mascarenhas
Bruno Nogueira
Quem for ao SESC Santana, a partir do dia 15 de setembro, terá a oportunidade de vivenciar uma experiência diferenciada ao embarcar, juntamente com um bando de super-heróinas, em uma missão inusitada, apresentada em uma peça que visa trazer questões voltadas para as especificidades e urgências do universo lésbico. Que missão é essa? A plateia irá descobrir no decorrer do espetáculo tragicômico Las Tortas, idealizado e concebido pelo projeto Tortas Trincheiras - do Núcleo Absurda Confraria - formado pelo casal de palhaças e atrizes lésbicas Angélica Müller e Daniela Biancardi.
 
A peça narra as aventuras do Clã de Las Tortas, um grupo de super-heróinas lésbicas que precisará se deslocar da apartada ilha onde vivem – em uma galáxia muito distante – e cumprir uma árdua e arriscada missão. Seguindo as orientações da Gran Lesbo Mestra, elas enfrentarão desafios, inimigos e fracassos inimagináveis na tentativa de compreender qual é o seu verdadeiro propósito no mundo.

 
“A obra é, estruturalmente, permeada por um repertório musical paródico que historiciza a presença das mulheres lésbicas na música brasileira e aborda de forma tragicômica questões intrínsecas ao cotidiano e aos desafios da comunidade lésbica”, afirma Angélica Müller, que também é arte-educadora, produtora e articuladora cultural. Ela ressalta que a peça busca ampliar horizontes sobre a realidade de um processo histórico que, por séculos, invisibilizou a mulher lésbica em uma sociedade construída sobre os pilares da heteronormatividade e da misoginia. 
 
O nome da tragicomédia, inclusive, faz referência ao termo espanhol torta, utilizado para se referir à mulher lésbica em diversos países da América Latina, cujo correspondente, em português, seria “sapatão”.
 
Com um elenco inteiramente composto por mulheres lésbicas, a peça, segundo Müller, é fruto de um trabalho construído por meio da fusão de linguagens da música, da comédia física, da mímica, da palhaçaria e do audiovisual. “Por meio do espetáculo, nós vamos parodiar e brincar com o universo de super-heróis, a partir de referências de heróis presentes em nosso imaginário”, completa.
 
Sobre o projeto Tortas Trincheiras
 
Pertencente ao Núcleo Absurda Confraria, o projeto Tortas Trincheiras trata-se de uma frente direcionada à projetos de cunho LGBTQIAP+, feministas e relacionados à temáticas e ações sociais – Tortas Trincheiras tem coordenação artística de Daniela Biancardi e Angélica Müller. Suas pesquisas e linguagens têm como base a comédia física, circo, teatro da máscara, palhaçaria, improviso, performance, música ao vivo e flexibilização para espaços não edificados ao palco.
 
A Cia. prioriza projetos com enfoque à temática feminista e LGBTIQAP+, às populações e regiões em situação de vulnerabilidade social, bem como à geração de recursos, ações e programas de produção colaborativa e incentivo a jovens artistas e agentes culturais desejosos de potencializar seu território e atuar em parceria ao Núcleo.
 
Tortas Trincheiras surge dentro do Núcleo Absurda Confraria no ano de 2018, quando Angélica e Daniela foram convidadas pelo projeto Boteco da Diversidade - Visibilidade Lésbica do SESC Pompéia a criar o número O Passo de Duas. O número, que se estruturou pelas linguagens da mímica e da palhaçaria, trouxe uma abordagem sobre o cerceamento e as fronteiras sociais da mulher lésbica, partindo da perspectiva de um casal de palhaças.
 
Com a estreia do número, suas criadoras foram convidadas a apresentá-lo em diversos eventos e festivais, com destaque para abrir o 1º Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTI+ em Montevidéu, no Uruguai, entre muitas outras apresentações.
 
Após a realização de outros espetáculos, em 2021, a companhia idealiza e coordena o projeto do espetáculo Las Tortas. “A obra estreou como filme, durante a pandemia, e agora ganha sua versão presencial, em uma parceria com o SESC Santana”, explica Angélica.
 
Em cartaz no SESC Santana, o espetáculo Las Tortas será apresentado nos dias 15, 16, 17, 18, 24 e 25 de setembro, e se revela uma obra essencial de conscientização e reflexão sobre a questão da visibilidade lésbica. O tema, inclusive, é celebrado no Brasil em 29 de agosto como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi criada no ano de 1996 com o intuito de combater a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra as mulheres lésbicas, reforçando a importância de uma luta pela igualdade entre a diversidade de gêneros existentes.
 
FICHA TÉCNICA
 
Idealização e Concepção: Angélica Müller e Daniela Biancardi
 
Coordenação Geral: Angélica Müller e Daniela Biancardi
 
Direção Artística: Daniela Biancardi
 
Direção Audiovisual: Thiago Mendonça
 
Roteiro: Daniela Biancardi
 
Orientação Dramatúrgica: Cláudia Schapira
 
Direção Musical: Natalia Mallo
 
Direção de Produção: Angélica Müller
 
Elenco:
 
Adriana Aragão - atriz e percussionista
 
Angélica Müller - palhaça
 
Daniela Biancardi - palhaça
 
Evelyn Cristina - atriz e DJ
 
Laruama Alves - atriz percussionista e clarinetista
 
Marcelle Barreto - atriz e pianista
 
Natalia Mallo - atriz e cantora e violonista
 
Participação especial:
 
Cláudia Schapira - Gran Mestra
 
Georgette Fadel - Voz em Off
 
Iluminação e videomapping: Luciana Silva
 
Equipe audiovisual: Bruno Nogueira, Isabel Mendonça, Murilo Morais Oliveira e Thiago Mendonça
 
Edição e mixagem de som: Evelyn Cristina
 
Figurino e Visagismo: Victor Paula
 
Equipe de Produção: Julia Genezini, Thiago Sgambato e Zahra El Rahim
 
Gravação de voz em off: Gustavo Vellutini - Estúdio Macuco
 
Elementos cenográficos: Angélica Müller e Daniela Biancardi
 
Cenotecnia: Katiana Aleixo
 
Costura da base de roupa de bonecas: Maria Cristina Bartholomeu do Rego
 
Assessoria de Imprensa: Mariana Mascarenhas
 
 
SOBRE AS IDEALIZADORAS DO ESPETÁCULO:
 
Angélica Müller: atriz, palhaça, artista educadora e articuladora cultural periférica. Graduanda em Arte-Teatro pela UNESP, é formada pelo PFPJ dos Doutores da Alegria e pelo curso de Humor da SP Escola de Teatro. Traz consigo uma pesquisa voltada às máscaras da comédia, ao teatro físico e à corporeidade presente nas manifestações da Cultura Popular Brasileira. Co-coordena artisticamente o Núcleo Absurda Confraria que trabalha com as linguagens da comédia física e máscaras e se relaciona com temáticas acerca da pauta LGBTQIAP+ e dirige o espetáculo circense Eu Avisei que eu Vinha, da Cia Armárias. Atua como Articuladora Cultural no bairro de Perus e região Noroeste, onde é coordenadora de programação da FLINO - Festa Literária Noroeste – e integra a equipe de organizadoras do Centro de Memória Queixadas - Sebastião Silva de Souza.
 
Daniela Biancardi: atriz, comediante, orientadora teatral e coordenadora de projetos culturais. Dedica-se à pesquisa do teatro cômico e gestual há 25 anos. Formada pelo Centro de Artes Célia Helena, École Internacionale de Thèâtre Jacques Lecoq (Paris) e Kiklos Teatro Scuola Internazionale (Itália). Foi a primeira artista brasileira convidada para a expedição da África do Sul e Lesotho pelo Projeto Palhaços Sem Fronteiras (EUA). Vencedora do Prêmio Claudia/Editora Abril-2011 por suas ações sócio-culturais. É orientadora teatral do curso profissionalizante do Centro de Artes Célia Helena (Graduação e Técnico). Entre 2021/2022 integra o elenco da 2a Temporada da série Manhãs de Setembro (O2 / Amazon Prime), do longa-metragem Ainda e Antes do Fim.
 
SOBRE O ELENCO:
 
Adriana Aragão: percussionista, vocalista, compositora, arranjadora e pesquisadora da cultura do Candomblé há 30 anos. Em 2004, fundou o Bloco Afro Ilú Obá De Min junto com Beth Beli e Girlei Miranda. Possui graduação em Musicoterapia pela Faculdade Paulista De Artes (2010). E pós-graduação em Ciência da Religião na Puc/SP. Há 20 anos trabalha como arte-educadora através da Associação Arte Despertar em comunidades e há 10 anos também como musicoterapeuta e arte-educadora na área hospitalar, especialmente dentro dos espaços de terapia intensiva (UTIs) e centro cirúrgico, oncológico e coronariano.
 
Evelyn Cristina: como DJ há 22 anos, além das pistas, atua como produtora de trilhas para vídeos, espetáculos teatrais e intervenções multimídias. Realizou inserções, abriu/encerrou shows do Racionais Mc’s, Jorge Bem Jor, Skank, Fabiana Cozza, Elza Soares, Luiz Melodia, Paula Lima, Arnaldo Antunes, Olodum, Marcelo D2, Sandália de Prata, Ludmilla, Linn da Quebrada, Havana Brasil, Tiago Iorc, Ludmilla entre outros. Há 15 anos criou o projeto Balaio Groove, iniciativa que já esteve presente nas mais diversas Mostras e Festivais de Arte no Brasil, e já passou pela França Itália, Alemanha e Portugal. É tambem, há 10 anos, integrante do time de Dj residentes da Gambiarra a Festa.
 
Laruama Alves: atriz, contadora de histórias, roteirista e musicista.  Formada em Teatro pelo Conservatório Dramático e Musical Dr Carlos de Campos de Tatuí e pela Escola livre de Teatro de Santo André.  Estudou percussão e Clarinete no Conservatório de Tatuí, tocou em bandas e orquestras da mesma instituição. Trabalha com diversos grupos da cidade, tais como: Clã do Jabuti, Folias D’arte, Cia São Jorge de Variedades, Cia Eureka, Sendero Cultural, Núcleo Caboclinhas, Grupo Esparrama, grupo êBA, entre outros.
 
Marcelle Barreto: se formou bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, em 2008. Foi pianista e maestrina substituta de Mara Campos no projeto Canto em Movimento da instituição SESI de ensino e lecionou piano na Academia de Música Granja Viana, MAFRA Escola de Música e Centro Cultural Embu das Artes. Desde 2013, além da carreira de professora e instrumentista, também se dedica à produção musical em estúdio, tendo composto e gravado diversos materiais fonográficos para empresas como Kimberly-Clark, Editora FTD, BioLab, SESI, Governo do Estado de São Paulo, entre outras. Em janeiro de 2016, foi convidada pelo British Council a tocar no festival Live Music Now, em Glasgow. Também apresentou o espetáculo de música e dança Maybe, com as musicistas Natália Mallo e Mariá Portugal, além do bailarino australiano Marc Brew e da bailarina brasileira Gisele Calazans, entre uma série de outros trabalhos realizados.
 
Natália Mallo:  multi-artista e curadora, nascida na Argentina e residente no Brasil desde 1995. Tem 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de música, artes cênicas e práticas interdisciplinares. Sua trajetória inclui 11 discos lançados e inúmeras trilhas sonoras e direções musicais de cinema, teatro e dança. Atualmente é também consultora de programação e comunicação para instituições da cultura e do terceiro setor. No campo da diplomacia cultural, foi fellow do Departamento de Relações Culturais Internacionais da Universidade de Edimburgo, Escócia. Trabalha junto a organizações internacionais desenvolvendo projetos de colaboração buscando o diálogo entre arte e sociedade.
 
SERVIÇO:
 
Peça Las Tortas
 
Quando: 15 e 16/09, às 21h; 17/09, às 20h; 18/09, às 18h; 24/09, às 20h e 25/09, às 18h.
 
Quanto: R$ 9 (credencial SESC); R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira)
 
Informações sobre venda, clique aqui 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp