Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
09/09/2022 às 17h00min - Atualizada em 12/09/2022 às 00h06min

Cia de teatro BuZum! apresenta o espetáculo “Floresta Viva” em Guararema

As apresentações são gratuitas e voltadas ao público infantil

SALA DA NOTÍCIA LILIANA DE LIBERATO E BATISTA
www.buzum.com.br
Sato do Brasil
Com sua fábula “Floresta Viva”, que narra a história da abelha Filó e da formiga Jacira em uma aventura para preservar a floresta onde vivem, a cia de teatro de bonecos BuZum! chega em Guararema para apresentações gratuitas no dia 16 de setembro, na Escola Municipal José Benedito dos Santos.

Voltado para público infanto-juvenil, “Floresta Viva” é uma das estreias da cia. em 2022. Neste espetáculo, o BuZum! enfatiza a importância da preservação das florestas, sua flora e sua fauna, com o intuito de conscientizar o público sobre esse tema que está em evidência na sociedade diante de tantos acontecimentos relacionados à preservação do meio ambiente.


“O teatro e a educação são o combustível que move a nossa companhia há quase 12 anos. Com a arte do teatro de bonecos, o BuZum! busca conscientizar e ensinar crianças, e porque não dizer também adultos, de forma lúdica e divertida, abordando temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de todos. No caso do espetáculo “Floresta Viva” a nossa grande protagonista é a floresta”, explica Mari Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!.

O espetáculo “Floresta Viva” será apresentado em praças e equipamentos públicos por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet, e da Itaquareia Indústria Extrativa de Minérios, pioneira em tecnologia de produção de agregados minerais e na preservação do meio ambiente.

Reinvenção
Atualmente o palco é fora do ônibus, em estruturas mais amplas. A plateia assiste cada sessão do espetáculo com distanciamento seguro, de forma protegida. É diversão garantida para o público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos.

Sobre o espetáculo “Floresta Viva”
É a história de uma abelha, Filó, que conhece uma formiga esperta, a Jacira. As duas viram amigas inseparáveis, passam por diversas situações na floresta em que vivem, cada uma fazendo seu importante trabalho para o ecossistema e lutando contra alguns de seus predadores: pássaros e tamanduás. Até que um dia, a abelha percebe que a floresta está em chamas e convoca sua amiga formiga para que juntas possam salvar as árvores e os animais do incêndio, causado por um fazendeiro ganancioso e malvado. As duas, reunidas com todas as formigas e abelhas da floresta, conseguem assustar o fazendeiro e proteger seu habitat.

Aprendizado fora e dentro da sala de aula

As apresentações aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para os educadores trabalharem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Ficha técnica “Floresta Viva”
Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez
Texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Fábio Caniatto
Direção: Fábio Caniatto
Elenco: Andressa Ferreira, Carolina Portella, Dani Lima, Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila, Maria Lima, Rafael Francisco, Tita Azevedo e Thais Morais.
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta
Criação e confecção de bonecos: Dino Soto
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta 
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de Produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Aldo Andreetta, Fernando Negah, Henrique Ramos, Leonardo Campos e Renato Queiroz
Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Eduardo Silva, Raul Lacerda e Régis da Silva
Design gráfico: Sato do Brasil
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vânia Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!

Sobre o BuZum!
Em setembro de 2022, o BuZum! completará 12 anos de experiências e motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de setecentos mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

Os espetáculos são apresentados em escolas públicas, parques e praças, por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pelo Banco Toyota – Projeto Árvores Brasileiras.

Prêmios
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).
 
SERVIÇO

BuZum! e o espetáculo “Floresta Viva” em Guararema

Data: 16 de setembro (sexta-feira)
Local: Escola Municipal José Benedito dos Santos
Endereço: Rua Capitão Alberto Aguiar Wiessohn, 324 – Centro, Guararema – SP.
Horário das apresentações:
MANHÃ: 9h 9h40 10h20 - 3 sessões
TARDE: 13h30 14h10 14h50 15h30 - 4 sessões

Classificação do espetáculo: 4 a 11 anos

Duração: 20 minutos. 
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp