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01/09/2022 às 18h47min - Atualizada em 02/09/2022 às 00h08min

Por que seu negócio precisa ter maquininha de cartão?

SALA DA NOTÍCIA Passo Avanti
O mercado de meios de pagamentos está em constante transformação, com diversas opções que reduzem cada vez mais o uso de dinheiro vivo, como PIX, Qr Code e pagamento por aproximação. No varejo físico, as maquininhas de cartão são fundamentais para dar capilaridade aos negócios. Segundo pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) junto a 3.520 pessoas, a adesão de micro e pequenas empresas ao uso de maquininhas de cartões magnéticos cresceu 17 pontos percentuais em cinco anos, passando de 39% em 2016 para 56% em 2021. Para os entrevistados, a “satisfação dos clientes” e o “aumento das vendas” estão entre os principais pontos para a aderência aos dispositivos.

No mesmo caminho, as compras realizadas por meio do sistema de cartões de crédito, débito e pré-pagos avançaram 52% no segundo trimestre de 2021 em relação a igual período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). No total, foram negociados R$609,2 bilhões no período analisado.


Fato é que as maquininhas facilitam muito a vida dos clientes e podem contribuir para a segurança da loja, já que reduzem a quantidade de dinheiro em caixa. O mais importante é conhecer como elas funcionam, as taxas e as melhores opções disponíveis no mercado para que você tenha o melhor custo-benefício.

As maquininhas de cartão podem aceitar pagamentos de débito ou crédito, voucher, por aproximação e até Pix. Elas fazem a mediação entre a sua loja e as operadoras de cartão e validam o crédito do cliente com o banco para concluir a transação. A maioria aceita diversas bandeiras de cartões que também gerenciam a utilização e o processamento de cartões de crédito e débito.

Mas o que você precisa saber ao adquirir um terminal? Primeiro, todos têm taxa de adesão e de retenção cobrada pelas adquirentes (responsáveis por fazer a intermediação e o processamento das transações financeiras realizadas). Os percentuais variam de 2% a 6% por transação realizada. Atente-se também aos prazos de recebimento das vendas pelas adquirentes, que em média é de 30 dias, e quais bandeiras de cartão são aceitas. Abaixo, listo os principais modelos disponíveis no mercado:

1.         Máquina POS – Elas são instaladas no caixa, conectadas a uma linha telefônica e têm a conexão mais estável, impressora de recibos embutida e taxas de retenção menores. No entanto, têm a locomoção muito limitada;
2.         Máquina POS Wireless – Têm a mesma função do POS, mas são portáteis, por funcionarem através do sinal Wireless de internet. No entanto, é preciso observar se o local suporta o sinal de Wi-Fi. Também é possível ocorrer instabilidade na conexão e, geralmente, as taxas de aquisição e aluguel são mais altas;
3.         Máquina POO - Funciona pela rede de dados das operadoras de celulares através de um chip. Por ser portátil, é ideal para entregas em domicílio. É importante verificar a possibilidade de isenção do aluguel. No entanto, também corre o risco de sofrer instabilidade na conexão e podem contar com taxas de retenção e de aquisição mais altas;
4.         Mobile – São aquelas que mandam o recibo por e-mail, com leitor de cartão conectado a um celular por cabo ou Bluetooth. Alguns modelos trabalham com chip e não dependem de celular. Além de serem portáteis, não cobram aluguel. Costumam ser mais baratas. Elas podem apresentar problemas na conexão e taxas altas de retenção.

Agora que você já sabe como funciona as maquininhas e quais são os principais pontos de atenção na hora de negociar sua aquisição, que tal colocar a mão na massa e procurar o melhor modelo para o seu negócio?  



*Kawell Lotti é CEO da Ceopag/Ceofood, fintech que entrega um ecossistema completo que integra meios de pagamento e delivery de tudo em uma única plataforma. Atualmente, as soluções da Ceopag estão em mais de 200 municípios espalhados por todo Brasil. Juntos, os mais de 600 franqueados da rede cuidam da comercialização dos produtos e serviços nas suas localidades, com uma base de mais de 7 mil estabelecimentos.
 


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