Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/09/2022 às 19h40min - Atualizada em 02/09/2022 às 00h07min

FAEP realiza 3ª edição da campanha de doação de sangue no dia 6/9, em SP

Após o sucesso das edições anteriores, instituição vem, novamente, mobilizar alunos, educadores e moradores da comunidade local para uma ação tão nobre e necessária

SALA DA NOTÍCIA Mariana Mascarenhas
O Brasil sofre com a escassez nos estoques de bolsas de sangue, agravada, principalmente, com a chegada da pandemia da COVID-19 ao Brasil, em 2020. Nesse período, por exemplo, as doações reduziram 10% no país, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. E, mesmo com a amenização do cenário pandêmico, as doações não aumentaram de maneira significativa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, que uma taxa de 3% a 5% da população de um país seja doadora de sangue. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, somente 1,8% dos brasileiros, aproximadamente, doa sangue. Diante disso, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), em parceria com a Agência Transfusional do Hospital Geral de Taipas e Fundação Pró-sangue, lança a 3ª edição da campanha De gota em gota se enche uma vida, #faepnaveia, com o intuito de mobilizar alunos, educadores, colaboradores e moradores da comunidade local para doação de sangue, que será destinada a diversos hospitais.


Essa nova edição acontece após o sucesso da realização de duas campanhas anteriores, que mobilizaram centenas de voluntários, resultando na coleta de 136 bolsas de sangue (50 na 1ª edição e 86 na 2ª) pela Fundação Pró-Sangue, que considerou os números um sucesso.

“Nossas salas foram devidamente preparadas para a realização da campanha, com o auxílio da Fundação Pró-Sangue”, afirma Vânia Aparecida da Costa, diretora acadêmica da FAEP. Ela ressalta que a ideia surgiu de uma educadora da instituição, Kátia Cristina Marcolino, após fazer uma pesquisa e constatar uma redução nos estoques de banco de sangue.  Segundo a diretora, os bancos de sangue estão com déficits enormes, a ponto de os médicos terem que escolher quem receberá sangue ou não. “Nesse contexto, a doação se torna mais que um ato de solidariedade, ela se torna um ato de humanidade”, alerta.

A coleta será realizada no dia 6 de setembro, das 9h às 15h, no endereço da FAEP, localizada na Rua Cordeiro da Silva, n° 143, Parada de Taipas, São Paulo. Para participar, é necessário preencher um formulário antes, clicando aqui. No dia da doação, os candidatos devem comparecer ao local, apresentando um dos documentos a seguir:

- Documento original com foto (RG ou RNE);
- Carteirta de Trabalho;
- Carteira de Identidade de Profissional
- Carteira Nacional de Habilitação com Foto
- Certificado de Reservista

Os requisitos para participar da ação solidária, de acordo com o Ministério da Saúde, são:

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

- Caso a doação aconteça após o almoço, aguardar 2 horas.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

- A frequência máxima é de quatro doações de sangue por ano para o homem e de três doações de sangue por ano para a mulher.

- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp